terça-feira, 30 de outubro de 2012

Veterinária preventiva

 
Empresa trata da saúde dos animais, realizando procedimentos cirúrgicos, dentários, além de cuidar da qualidade de vida dos bichos
 
Assim como os humanos, os animais também têm problemas de saúde e a melhor maneira ainda é a prevenção de doenças, razão pela qual se deve levar o animal ao veterinário pelo menos uma vez por ano. Para o médico-veterinário e mestre em cirurgia Luiz Fernando Lucas Ferreira, que atua nas áreas clínica, cirúrgica, ortopédica, obstétrica e oftálmica, o avanço da medicina veterinária tem melhorado muito a saúde dos animais. “Ela cresceu muito, principalmente nas áreas de diagnóstico laboratorial (exames de sangue) e imagens (endoscopia, tomografia). Quanto à ortopedia, temos técnicas cirúrgicas que permitem rápida recuperação dos pacientes e que estão aliadas ao serviço de fisioterapia. Na oftalmologia temos a cirurgia para catarata por facoemulsificação (minimamente invasiva), cirurgias para correção de defeitos dos cílios a laser, cirurgia para glaucoma a laser”, comenta Luiz Fernando.

Ele é sócio do pai, o também médico- veterinário Israel Ferreira, que atua nas áreas clínica, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e geriatria, na Clínica Veterinária Professor Israel, fundada em 1999. “Oferecemos os serviços de clínica, cirurgia geral, diagnóstico por imagem, fisioterapia, internação e serviços cirúrgicos especializados, como cirurgias ortopédicas, oftálmicas, principalmente as de catara e cirurgias a laser”, explica Luiz Fernando. O médico esclarece que a clínica atende somente cães e gatos. “A busca maior pela clínica é para tratamento cirúrgico, como cataratas, tumores de mama, infecções uterinas, fraturas e rupturas de ligamentos, entre outros. Porém, não podemos esquecer que os animais também precisam de amor, carinho, recreação e de medicina veterinária preventiva”, alerta o veterinário.

Um problema muito comum, mas que também pode comprometer a saúde do animal, é o dentário. “No caso do tratamento ortodôntico, este se assemelha ao dos humanos, mas só é utilizado em casos especiais e extremos. Na realidade, temos capacitação para realizar todos os procedimentos odontológicos. Mas, em cães e gatos, a principal doença é a periodontal, responsável pela perda dos dentes precocemente, mau hálito, além de propagar doenças bacterianas para o coração, rins e fígado. Por isso, a prevenção é sempre melhor que medicar. Por isso, sempre que for levar o animal ao veterinário, peça também uma avaliação oral”, aconselha o médico.

Sobre os principais benefícios da fisioterapia nos animais de estimação, Luiz Fernando ressalta: “Permite a recuperação mais rápida de pacientes que são operados de fraturas e ou rupturas ligamentares, por exemplo. Também permite amenizar a dor e melhorar vida de pacientes geriátricos com osteoartrite e doenças da coluna vertebral. No caso do laser cirúrgico e da utilização da energia do laser para produzir cortes sem sangramento e evitar o uso de suturas, a principal vantagem é um pós-operatório mais suave, sem dor.”

Um dos tratamentos modernos aplicados nos animais é a ledterapia, que é a utilização da energia da luz vermelha e infravermelha para estimular as células que estão em processo de fadiga, inflamação ou com falta de oxigênio. “Utilizamos a ledterapia para cicatrização de feridas, de traumatismos de tendões, de fraturas, de injúrias articulares. Ela tem melhorado a recuperação de pacientes em questão do tempo e diminui o uso de drogas, que podem, em alguns casos, causar intolerância, ocasionando vômito e diarreia.”

SERVIÇO:
Luiz Fernando Lucas Ferreira
Clínica Veterinária Professor Israel
(31) 3281-5242
 
Fonte: Entrevista do Dr. Luiz Fernando Lucas Ferreira, para o caderno Negócios e Oportunidades, do Jornal Estado de Minas, no último domingo, dia 28 de outubro.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dr. Bruno Sander fala sobre Balão Intragástrico na Revista BHNews

Na última semana, o Dr. Bruno Sander participou do programa Revista BHNews e tirou todas as dúvidas dos telespectadores sobre Balão Intragástrico, confira:
 
 
 

sábado, 20 de outubro de 2012

20 de outubro: Dia Nacional de Combate a Osteoporose

Dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia mostram que 10 milhões de brasileiros possuem osteoporose, atualmente no país. No Dia Nacional de Combate a Osteoporose, 20 de outubro, o ortopedista e especialista em medicina esportiva, Dr. Octacílio da Matta, tira as principais dúvidas sobre a doença.
O que é osteoporose?
A osteoporose é uma doença metabólica do osso que leva ao aumento da sua porosidade, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos, causando dores generalizadas, fragilidade e até fraturas. A doença também é considerada silenciosa, já que ela só se manifesta após alguns anos.
Quais os tipos de osteoporose?
Existem ainda três tipos da doença: a pós-menopausa, que é a mais comum, a pós-medicamentosa, quando há o uso prolongado de cortisona e ainda a forma secundária, que pode surgir após o aparecimento de algumas doenças.
Quais as causas da doença?
As principais causas são a menopausa, o sedentarismo, uso inadequado de bebidas alcóolicas; drogas; tabagismo, não exposição da pele ao sol, baixa quantidade de vitamina D e ingestão de cálcio, além de outros.
Ela é uma doença feminina?
A osteoporose acomete principalmente as mulheres, principalmente no período pós-menopausa, devido a baixa dosagem de estrogênios. Além disso, elas possuem ossos mais finos e leves e apresentam perda importante durante a menopausa.
A osteoporose tem cura?
Essa doença não tem cura e sim controle, por meio da avaliação médica prévia em mulheres no período de menopausa e nos homens a partir dos 55 anos. Além da prática de atividade física, exposição ao sol diariamente e dieta adequada.
Como é feito o diagnóstico?
De acordo com o especialista, 75 % dos diagnósticos são feitos após a ocorrência das farturas, durante a consulta médica. Em seguida são solicitados exames complementares, para confirmação do diagnóstico.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A importância da fisioterapia para reabilitar e prevenir lesões

No dia 13 de outubro comemora-se o Dia do Fisioterapeuta e várias técnicas fisioterápicas ajudam a promover qualidade de vida e bem estar físico dos pacientes.
A fisioterapia tem como um dos seus objetivos promover a reabilitação física do paciente, reinserindo-o na sociedade. Assim é possível promover sua qualidade de vida e bem estar físico, por meio da recuperação de suas funções físicas comprometidas depois de uma doença ou acidente.
A fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio Carolina Azevedo, conta que é possível atuar em várias áreas como ortopédica e desportiva, geriatria, respiratória, urológica, estética, neurológica e outras. “Trabalhamos sempre com o objetivo de prevenir, reabilitar e/ou manter a melhora dos pacientes”, garante.
Segundo a especialista, para o processo de reabilitação podem ser utilizadas diversas técnicas, como a terapia manual usada para aliviar dores, ganhar movimento e relaxar a musculatura, entre outros benefícios. Além da cinesioterapia, que são exercícios voltados para fortalecimento, flexibilidade e estabilização articular. “É possível utilizar também recursos eletrotermoterápicos para ações anti-inflamatórias, no processo de cicatrização tecidual e relaxamento muscular”, acrescenta Carolina.
Já o tempo de recuperação e tratamento vai depender do tipo, tempo de lesão e como o paciente irá responder ao tratamento proposto. De acordo com a fisioterapeuta, doenças mais crônicas requerem mais tempo para obter melhora significativa do quadro do paciente e acrescenta que não existe um tempo médio de tratamento, cada pessoa responde de forma diferente aos métodos.
Além da reabilitação dos pacientes, a fisioterapia atua também na prevenção de lesões. “São realizados exercícios de fortalecimento, flexibilidade e treinos funcionais para manter a força e estabilização articular, prevenindo assim demais lesões, principalmente na área desportiva”, explicou a especialista.
Ela ressalta que a prevenção também pode ser realizada nos locais de trabalho, através da fisioterapia ergonômica para evitar lesões por esforço repetitivo e melhorar a postura dos profissionais que atuam no ambiente corporativo.
Informações:
Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/MG
Contato: (31) 3484-1857 begin_of_the_skype_highlighting            

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Novas fontes!

Especializada na área da saúde, a Letra Comunicação e Marketing oferece diversas fontes qualificadas, como nutricionistas, ortopedista, gastroenterologista, fisioterapeutas, farmacêuticos, cardiologista, dentistas e veterinários. Todos nossos profissionais estão sempre à disposição para melhor informar, esclarecer e orientar a sociedade a respeito de todos os assuntos relacionados a essas áreas.
Clínica do Ronco (www.clinicadoronco.com.br) – Novo!
Há 14 anos no mercado a Clínica do Ronco é especializada no tratamento do Ronco e Apneia, além de oferecer tratamentos para Bruxismo, Halitose, Clareamento a Laser e Próteses.
Dra. Andréa Johnson - Membro da Associação Brasileira do Sono e atua no tratamento do ronco e da apneia há mais de 10 anos. Com especialização em prótese pela ABO-MG e estágios realizados na Alemanha e nos Estados Unidos. É responsável pela Clínica do Ronco, em Belo Horizonte.
Clínica Sander (www.clinicasander.com.br)
A clínica Sander é especializada no tratamento da obesidade com uso do Balão Intragástrico, com uma equipe multidisciplinar treinada e capacitada para realizar esse tipo de procedimento.
Dr. Bruno Queiroz Sander – Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em cirurgia geral pelo Hospital Luxemburgo, gastroenterologista pela Universidade Gama Filho e em Endoscopia Digestiva pelo Hospital Amparo. Possua ainda curso de Procedimento Endoscópico de introdução e retirada de Balão Intragástrico, em São Paulo. Hoje é médico e responsável pela Clínica Sander, em Belo Horizonte.
            Clínica Veterinária Professor Israel (www.professorisrael.com.br)
 
A Clínica Veterinária Professor Israel é formada por uma competente equipe de médicos veterinários, com a missão de prestar um serviço de qualidade para a saúde e embelezamento de cães e gatos. Para isso, oferece atendimento clínico durante 24 horas, possui um moderno bloco cirúrgico equipado para cirurgias de catarata e ortopédica, com programa de fisioterapia pós-operatório, além de anestesia. A clínica possui ainda o serviço de diagnóstico por imagem, oftalmologia e outros.


            Dr. Luiz Fernando Lucas Ferreira - Médico Veterinário graduado pela UFMG desde 1995, com Mestrado em Cirurgia, também pela UFMG, em 2000. Professor de cirurgia e obstetrícia de pequenos animais do curso de Medicina Veterinária da PUC Minas, em Betim. É responsável pelas áreas de ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral, laserterapia e fisioterapia da clínica.

            Dr. Leonardo Lucas – Médico veterinário formado pela escola de veterinária da Universidade de Uberaba, em 2005. Especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas.
 
            Clínica Da Matta Fisio (www.damattafisio.com.br)
 
          Com 15 anos de mercado, a clínica Da Matta Fisio trabalha com foco em reabilitação fisioterápica ortopédica e medicina esportiva. Atende cerca de 300 pacientes por dia e conta com uma equipe de profissionais qualificados, que oferece serviços como: Pilates, Fisioterapia Dermato-Funcional, RPG, Fortalecimento Muscular, Fisioterapia Ortopédica e Desportiva, Uroginecológica, Nutrição Clínica e Esportiva, Auriculoterapia e Palmilhas.
 
            Dr. Octacílio da Matta Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube, atualmente atende na clínica Da Matta Fisio, Hospital São Camilo, Hospital Belvedere.
 
            Myrla Merlo: Nutricionista, professora do curso de pós-graduação de futebol da Universidade Gama Filho e de Nutrição do curso de árbitros da FMF. Oferece atendimento de personal diet em consultório e domicílio.
 
           Júlio Cézar Dias Prado: Bacharel em Fisioterapia pela UFMG é especialista em acumputura e auriculoterpia. Ex-fisioterapeuta do Cruzeiro do Esporte Clube.
 
            Dr. Firmino Bahia - Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, em Belo Horizonte, ele se especializou em clínica médica pelo Hospital do IPSEMG e em cardiologia pelo Hospital BIOCOR
 
            Luciana Lopes – Fisioterapeuta, especialista em Uroginecologia.
 
            Galgani Farmácia de Manipulação (www.galgani.com.br)
 
        A Galgani desenvolve um trabalho responsável, voltado à saúde, sendo o elo entre pacientes, médicos e farmacêuticos. Os profissionais da área contam com uma assistência farmacêutica especializada e integral, objetivando compartilhar informações úteis à saúde humana, sempre em busca de inovação, primando os rígidos padrões farmacêuticos e o respeito à receita médica.
 
            José Giovanni de Souza e Silva - Formado em Farmácia Bioquímica há 21 anos, pela Universidade de Minas Gerais (UFMG). É especialista em Manipulação Magistral Alopática pela ANFARMAG e diretor da Galgani Farmácia de Manipulação.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Clínica do Ronco é o mais novo cliente da Letra

         
         A partir desse mês, a Letra Comunicação e Marketing passa a ser a nova responsável pela assessoria de comunicação e marketing da Clínica do Ronco, em Belo Horizonte.
 
          Há 14 anos no mercado a clínica é especializada no tratamento do Ronco e Apneia, além de oferecer tratamentos para Bruxismo, Halitose, Clareamento a Laser e Próteses.
 
          O objetivo desse trabalho é reforçar a marca da clínica e suas especialidades para o mercado, orientando e mostrando para as pessoas que é possível tratar problemas do sono de maneira acessível e sem transtornos.
 
          Com mais essa parceria a Letra amplia as especialidades atendidas na área da saúde e passa a oferecer fontes da área odontológica para a imprensa, reforçando sua atuação.
 
 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Todo pet merece ser feliz

 
4 de outubro é dedicado ao Dia dos Animais e especialista explica quais os cuidados necessários que devem ser tomados para adotar um pet e evitar o abandono.
Cuidar de um animal de estimação exige dedicação e responsabilidade. Por isso, a decisão de ter um pet em casa deve ser tomada com consciência de que essa adoção causará uma grande mudança na vida de toda a família. Tomar essa decisão com clareza ajudará a evitar transtornos e que o animal seja abandonado depois.
O veterinário da clínica Prof. Israel Luiz Fernando Lucas Ferreira, lembra que o abandono de animais nas ruas causa vários problemas para a sociedade por causa da veiculação de doenças como a leishmaniose, verminoses e em algumas regiões do país, até a raiva.
Para quem deseja realmente adotar um animal de estimação, o especialista ressalta que o primeiro passo é estar disposto a oferecer um lar para o pet, em que receberá carinho, alimento e cuidados. “Poder tirar um animal da rua ou de um abrigo é sempre muito gratificante. É como dar um novo nascimento ou uma nova vida para este cão ou gato”.
Já em relação aos cuidados, o médico reforça que é preciso manter uma alimentação correta, oferecer sempre água limpa e manter a higiene do local e do animal. Ele acrescenta que também é preciso ter momentos de recreação, além dos cuidados com a saúde do animal mantendo em dia o calendário de vacinas e o uso de vermífugos.
De acordo com o especialista, uma adoção errada pode causar graves problemas aos pets como o estresse, hábitos de automutilação e até a destruição de objetos da casa. Por isso, veja algumas dicas do veterinário para adotar corretamente um animal de estimação:
·         Adeque o porte do animal ao seu futuro lar, não dá para ter um cão de grande porte em um apartamento de dois quartos.
·         Avalie se a sua vida profissional e social permite ter um pet, para que ele não fique abandonado em casa.
·         Saiba quais serão suas obrigações com ele.
·         A personalidade do dono deve ser "parecida" com a do animal. Os pets têm algumas características como gostar de muita recreação, caminhadas e passeios, enquanto outros são mais calmos, dormem muito ou são mais "intelectuais".

segunda-feira, 1 de outubro de 2012