sexta-feira, 31 de agosto de 2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A importância e os benefícios de um acompanhamento nutricional

 
No Dia do Nutricionista, 31 de agosto, especialista fala sobre a profissão e explica como funciona um acompanhamento nutricional.
Nos dias de hoje em que ainda há um contraste de uma parte da população obesa e outra desnutrida, o nutricionista surge para auxiliar as pessoas na escolha correta dos alimentos, para manter um peso saudável, sem passar por privações alimentares e carências nutricionais.
Assim como todos os profissionais da área da saúde, o nutricionista trabalha para que as pessoas tenham qualidade de vida e que trabalha com vários tipos de público, como crianças, atletas, doentes, sadios e pessoas de várias faixas etárias. “Escolhi essa profissão porque o mundo da nutrição com todas as funcionalidades dos nutrientes e mistérios me fascinou”, contou a nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo.
O acompanhamento nutricional é de grande importância e traz vários benefícios. Com ele é possível garantir às pessoas de forma individualizada, os nutrientes e aporte calórico necessário para uma vida saudável e com qualidade. A especialista explica que o nutricionista pode fazer uma intervenção tanto individual quanto com grupo de pessoas. “A intervenção com grupos é realizada por meio de palestras educativas”.
No caso da consulta individual é feita uma avaliação detalhada da pessoa, como hábitos, horários, locais de alimentação, assim como restrições e preferências alimentares, doenças, peso, percentual de gordura, análise física e cálculo do gasto energético. “Dessa forma conseguimos montar um plano alimentar individualizado de acordo com as metas e objetivos, com o foco sempre em reeducação alimentar”, garante Myrla.
Ela orienta que o serviço nutricional deve ser procurado em casos de doenças como obesidade, desnutrição colesterol alto, gota, diabetes e outros distúrbios metabólicos. E ainda no caso de quem deseja um melhor desempenho, no caso de atletas ou praticantes de atividade física, além da busca por uma reeducação alimentar, manutenção do peso e até mesmo por estética (cabelo, pele e unhas sadias).
Informações:
Clínica Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 - Cidade Nova, BH/MG
Contato: (31) 3484-1857 begin_of_the_skype_highlighting            

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Parar de fumar engorda?


Veja a explicação de um especialista sobre esse assunto

A maior preocupação do fumante está relacionada ao ganho de peso que pode ocorrer com a cessação do tabagismo. Esse argumento faz com que muitos desistam da tentativa de se tornar um ex-fumante. Mas será que isso é um mito ou verdade?

O especialista em tratamento para obesidade com o uso do Balão Intragástrico, Bruno Sander, explica que o paciente, às vezes, devido à ausência da nicotina fica ansioso passando a comer mais e com isso ganho peso. “Fumantes costumam morrer mais cedo e mais magros. Também é comum ver pessoas que engordaram após largar o cigarro ou que dizem continuar a fumar para não ganhar peso. Fumar não implica ficar magro, mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso”.

O médico conta que já há estudos que levantam a possibilidade de desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a parar de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade e outros distúrbios. “Pesquisadores descobriram que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos centrais e que aumentam sua atividade, ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente”, esclareceu.

Os malefícios do cigarro para o corpo são muitos, com o aparecimento de diversas doenças desde um infarto a cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago e outros. Para que o ex-fumante não tenha medo de começar a ganhar a peso depois que abandonar o cigarro, o especialista recomenda um acompanhamento nutricional e até mesmo psicológico, caso seja necessário.

Além disso, os benefícios que o organismo ganha quando uma pessoa para de fumar são inúmeros. “Após um ano sem fumar, o risco de uma doença cardíaca cai pela metade. Após cinco anos diminuem as chances de uma úlcera ou câncer de pulmão em 50% e o risco de ter um derrame é igual ao de uma pessoa não fumante. 15 anos depois sem fumar, a possibilidade de sofrer um infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou e outras doenças também chegam a esse patamar”, garante Sander.

Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva Alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela clínica Sander, em Belo Horizonte.


Informações:
Clínica Sander

Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Especialistas aconselham mudança de hábitos para melhoria da qualidade de vida

Foto: Flávio Tavares

Ricardo faz questão de frutas, verduras e legumes no cardápio.

Na era da globalização, marcada pela evolução da tecnologia e por incontáveis horas passadas diante do computador, especialistas alertam sobre a necessidade de se aliar uma alimentação balanceada com a prática diária de exercícios em nome da qualidade de vida.

Fugir do sedentarismo e controlar o que coloca no prato são hábitos que o bancário Ricardo Wilson Fraiha, de 53 anos, adotou. Na casa dele não faltam verduras, legumes e frutas. Além disso, Ricardo caminha uma hora por dia.

Como ele, a professora Marina Scarpelli, de 31 anos, não se descuida. “Para fugir do estresse desse mundo tão acelerado, é necessário encontrar um tempo para as atividades físicas e dar um jeito de se alimentar sem exageros”.

Segundo o ortopedista Octacílio da Matta, está comprovado que a prática de exercícios, aliada a uma dieta equilibrada, ajudam na prevenção e no controle de várias doenças, além de auxiliar na promoção da saúde.

Porém, ele adverte que muitas pessoas decidem praticar um esporte por conta própria, sem consultar um especialista, o que é um erro. “Após uma avaliação ortopédica rigorosa, o paciente deverá ser encaminhado ao cardiologista e, posteriormente, a um fisioterapeuta e a um nutricionista”, diz o médico, que também é especialista em medicina esportiva.


Fonte: Entrevista do Dr. Octacílio da Matta para o Jornal Hoje em Dia.

sábado, 11 de agosto de 2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Concilie a festa de aniversário com o projeto de emagrecer

Veja o certo e o errado desse tipo de evento e coma de tudo sem culpa

Coxinha, brigadeiro, refrigerante e ainda tem o bolo. Tudo nas festas de aniversário é uma tentação, na medida certa para estragar a sua dieta e a disposição em emagrecer. Aceitar um convite desses, sem precisar compensar o estrago na segunda-feira, é um desafio e tanto para a turma da dieta. Vencer as dificuldades dá trabalho, mas algumas dicas facilitam a missão.

1. Errado: comer os salgados fritos
Coxinha, bolinha de queijo e outras frituras possuem uma grande quantidade de gorduras. "Todo esse óleo é veneno para quem está tentando emagrecer", diz a nutricionista Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

2. Certo: preferir salgados assados
"O ideal é optar pelas torradas com pasta, pães de queijo ou salgadinhos à base de massa de pão, como esfihas e enroladinhos", diz Myrla.


1. Errado: comer qualquer sanduíche
Caso a festinha tenha sanduíches de sabores variados, o melhor a fazer é fugir dos recheios embutidos ou com queijos amarelos, que possuem muita gordura e sódio, acabando com a dieta.

2. Certo: comer o sanduíche de peito de peru com queijo branco
"Preferir queijos e carnes mais magras ajuda a diminuir a ingestão de gordura e facilita a manutenção da dieta", diz a nutricionista Myrla. Outras boas opções são sanduíches caseiros, como o de carne desfiada.
 
 
Veja outras dicas e o que é certo e errado, acesse o link abaixo:
Fonte: Entrevista da nutricionista Myrla Merlo para o Portal Minha Vida

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cuidados contra o envelhecimento da pele dos 40 aos 50 anos

Filtro solar, limpeza de pele e peelings são indicações de dermatologistas

Nunca é tarde para cuidar da pele. Na faixa dos 40 anos, é comum aparecer manchas, rugas e flacidez, males que podem ser amenizados ou evitados com o uso de produtos adequados e algumas práticas que não podem ser deixadas de lado. "Cuidados essenciais como beber muita água, não fumar, manter uma alimentação equilibrada, não abusar de bebidas alcoólicas, praticar exercícios e evitar o estresse também devem ser lembrados quando o assunto é barrar o evelhecimento", diz o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, no Rio de Janeiro. Confira as recomendações dos especialistas e mantenha a pele jovem e saudável.

Não abandone o filtro solar

De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto Carlos Chagas, usar protetor solar nunca foi tão importante quanto nessa idade. "Qualquer excesso de exposição ao sol pode prejudicar a pele da mulher acima dos 40 anos, porque ela está mais sensível às ações do envelhecimento", diz. Rugas, manchas e até câncer de pele podem ser evitados com o uso diário do filtro.

Sempre retire a maquiagem antes de dormir

Não importa a idade: muitas mulheres têm preguiça de retirar toda a maquiagem antes de dormir e aplicar loções tônicas. Mas, após os 40 anos, esse ritual deve ser seguido à risca em qualquer caso, pois a pele está mais sensível a descuidos. "Dormir com a maquiagem pode deixar manchas e marcas com facilidade, pois o cosmético irá entupir os poros, impedindo a pele de respirar", afirma o dermatologista Murilo. Aplique o demaquilante com um algodão, lave o rosto para retirar a oleosidade e use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele.
Manchas na pele? Invista nas vitaminas
Se você tem a pele manchada pela ação do sol ou do tempo, saiba que o problema pode ser resolvido com cosméticos ricos em vitamina C e vitamina E, ou mesmo a ingestão desses nutrientes. "As vitaminas clareiam manchas e combatem os efeitos do fotoenvelhecimento, aquele causado pela exposição ao sol", afirma o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, da clínica ANOVA Estética, em Belo Horizonte. "Elas também estimulam a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com menos rugas", completa. Mas lembre-se sempre de consultar um dermatologista antes de comprar qualquer produto. Boas fontes de vitamina C são abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre. Já a vitamina E pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos.

Produtos anti-idade contra flacidez

É importante que o creme antirrugas para essa idade tenha: ação tensora, que ajuda a manter a pele mais firme; as vitaminas já citadas e a vitamina A, mais conhecida como retinol. Mas preste atenção: esse retinol é diferente do ácido retinoico, que é um derivado da vitamina A. "Apesar de ter efeito mais demorado, o retinol é melhor para essa faixa etária por ser menos irritante", diz Murilo Drummond. Ele é responsável por renovar as camadas da pele, melhorando a textura e elasticidade.

Faça uma limpeza de pele mensalmente

A limpeza de pele faz a desobstrução dos poros, deixando a pele respirar melhor e evitando pequenos carocinhos e imperfeições que ficam mais visíveis nessa época. "Esse cuidado promove a renovação da pele, retirando a camada com manchas, acne, oleosidade e células envelhecidas", diz o dermatologista Carlos. Procure fazer em um centro de estética de confiança.
Peelings
Recomendado para pessoas que sofrem com a pele oleosa e acneica, o peeling superficial também é indicado para quem tem mais de 40 anos, pois servem para retirar manchas. "Também recomendo peelings médios e profundos para estimular a produção do colágeno, essencial ao rejuvenescimento", diz o dermatologista Mario Chaves.
Laser e luz pulsada
Os dois tratamentos são muito indicados nesta faixa etária, pois a mulher já acumula muitos sinais dos danos causados pelo sol. A luz pulsada, além de dar viço e luminosidade, estimula a produção de colágeno e melhora a textura da pele. "O tratamento também retira manchas e vasos sanguíneos visíveis na face e suaviza as olheiras", afirma o dermatologista Mario. "Já o laser é excelente para o rejuvenescimento facial e o tratamento de rugas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas e estrias."

Não se deixe levar pela propaganda

Muitos produtos são lançados constantemente pela indústria farmacêutica com promessas de combater o envelhecimento. De acordo com os especialistas, muitas dessas novidades não têm comprovação científica e devem ser encaradas com cautela. "A maioria desses produtos não possui os componentes ou as concentrações necessárias para tratar uma pele da faixa etária em questão", diz o dermatologista Murilo. É importante consultar um dermatologista, pois só ele saberá quais produtos e tratamentos a sua pele precisa.

Respeite o tempo e a frequência de uso dos produtos

O dermatologista receitou? Siga as instruções à risca. Não adianta sair do consultório com uma lista de produtos e não usá-los na quantidade, tempo e horário corretos. "Exagerar no uso desses produtos pode causar irritação e descamações excessivas na pele, podendo levar até ao aparecimento de queimaduras", alerta o dermatologista Carlos. "Ao passo que usar menos ou pular alguns dias fará com que você não obtenha os efeitos desejados, desperdiçando tempo e dinheiro."

 
Fonte: Entrevista do Dr. Carlos Rodrigo para o Portal Minha Vida.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A importância da atividade física bem orientada

Com orientação médica é possível praticar uma atividade física adequada e prevenir lesões.

Está comprovado que a prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação adequada, constituem fatores de prevenção e controle de diversas doenças, além de auxiliar na promoção da saúde. Porém, muitas pessoas têm o hábito de começar uma atividade física por conta própria e sem consultar um especialista previamente. Esse tipo de atitude pode acarretar consequências graves para o corpo.

O ortopedista, especialista em medicina esportiva, Dr. Octacílio da Matta, explica que a função do médico desportista é orientar adequadamente e desiguinar o tipo de atividade esportiva, respeitando as limitações físicas, se houver, do paciente. “Após avaliação ortopédica rigorosa, o paciente deverá ser encaminhado ao cardiologista, posteriormente ao fisioterapeuta e nutricionista”, esclarece.

As lesões são causadas na maioria das vezes pela falta de atenção ou ansiedade do praticante, além do histórico de saúde. Porém, quando o paciente é bem orientado e pratica o esporte adequado é possível evitar, controlar ou prevenir várias doenças, garantindo uma qualidade de vida. “Dessa forma, é possível evitar ou controlar várias doenças cardiológicas, circulatórias, ortopédicas, além de doenças autoimunes e ansiedades”, garante o médico.

Serviço:

No próximo domingo, dia 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde e para celebrar essa data, a Clínica Da Matta Fisio promove uma ação em prol da saúde e qualidade de vida para a comunidade, na praça, em frente à clínica. O evento acontecerá das 10h às 12h e serão oferecidos serviços gratuitos de aferição da pressão, teste de glicose e IMC. Além de aulas de alongamento ao ar livre e uma caminhada orientada, entorno da praça.

Informações e incrições:

Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/Minas Gerais
Contato: (31) 3484-1857

Balão Intragástrico diminui fatores de risco para a saúde, em pacientes obesos e hipertensos

Ao ajudar na perda de peso e na mudança nos hábitos alimentares, o método também contribui para o controle arterial, entre outros benefícios para o corpo.
A obesidade, especialmente a abdominal é um fator de risco importante para a doença cardiovascular. Existem evidências claras de que a perda de 10 a 15% do peso corporal, em pacientes obesos estão associadas à melhora da pressão arterial, do controle glicêmico e do colesterol. Por isso, o Balão Intragástrico é um aliado importante na perda de peso para pacientes hipertensos e com Índice de Massa Corporal (IMC), acima de 27.
O Gastroenterologista, especialista em Balão Intragástrico, Dr. Bruno Sander, explica que a pressão arterial é a força que o volume de sangue exerce sobre os vasos sanguíneos. Quando esta força supera o limite de 140 milímetros de mercúrio (mmHg) é denominado Hipertensão Arterial.  “O paciente é considerado hipertenso, quando a pressão máxima é maior que 140 ou a mínima é maior que 80 mmHg”, disse.
Segundo ele, estudos comprovam que a diminuição de massa gorda (IMC) está associada à redução da pressão arterial. Portanto, ao ajudar na perda de peso e na mudança nos hábitos alimentares, o método também contribui para o controle arterial.
Porém, o médico ressalta que antes de realizar o procedimento, cada paciente deve ser abordado individualmente. “O ideal é que passem por uma avaliação prévia, tanto com o Cardiologista, quanto com o Gastroenterologista e façam os exames de rotina, além de um eletrocardiograma”, orienta.
Além disso, o paciente deve manter um acompanhamento cardiológico durante o período do tratamento com o uso do Balão Intragástrico, que irá ajustar a dose da medicação para hipertensão à medida que for perdendo peso. “E, lembrando que em todas as situações o acompanhamento nutricional é essencial”, reforçou Sander.
Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva Alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela clínica Sander, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155