quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rejuvenescimento com a Luz Intensa Pulsada

Conheça essa novidade, você vai se surpreender com o resultado!
Todos os dias surgem novas tecnologias e tratamentos estéticos no mercado. A Luz Intensa Pulsada é uma dessas novidades e promete rejuvenescer e tratar rugas, vasos, remover acnes, pelos e manchas indesejáveis. Para esclarecer todas as dúvidas a fisioterapeuta da clínica Manuela Estética, Jaqueline Gurgel explica tudo sobre esse novo procedimento.
O que é a Luz Pulsada?
A Luz Intensa Pulsada é um tratamento não invasivo que permite rajadas de energia em forma de luz para tratar a pele sem danificar a sua superfície. Por meio de lâminas que são escolhidas, atingem profundidades diferentes de acordo com cada local da pele, na qual se encontra manchas, rugas ou pelos e é transformada em calor.
Para quais os tipos de tratamento é indicada? Quais os seus benefícios?
É indicada para o tratamento de rugas, remoção de acnes, de vasos, pelos, manchas e foto rejuvenescimento. A Luz Intensa Pulsada é um tratamento simples, rápido, não necessita de tempo de repouso, além de ser indolor na maioria dos casos.
Existe alguma contraindicação? Pode ser aplicada em qualquer pessoa? A partir de qual idade?
            Contra indicações: fraqueza do sistema imunológico, qualquer tipo de câncer ou tumor, gravidez, disfunções hormonais, infecções cutâneas, portador de marca-passo, clientes psicologicamente doente e uso de ácido local. Após exposição intensa ao sol, o cliente deve permanecer sem bronzear a pele 30 dias antes e 30 dias depois da aplicação, caso isto não ocorra tem um risco de manchas e queimadura.
Pode ser aplicada em qualquer tonalidade de pele, sendo que em peles morenas e negras o cuidado com a potência do aparelho é maior.
Não se tem idade pré-estabelecida, pode ser realizado por adolescentes mulheres com dois anos após a sua primeira menstruação, pois antes disto a taxa de hormônios está muito alta e o tratamento pode não ser tão eficaz e por homens a partir dos 10 anos.
Desde quando passou a ser usado pelas clínicas de estética?
            É um procedimento novo, os aparelhos de depilação veem sendo desenvolvidos desde a década de 90. Em Belo Horizonte a Luz Intensa Pulsada está sendo utilizada com maior frequência pelas clínicas na área da depilação há pouco mais de um ano.
O que é importante para o cliente observar ao comprar esse tipo de serviço?
O tipo de aparelho, o intervalo entre as sessões que deve ter aumento gradual iniciando com 40 dias de intervalo e finalizando com 90 dias. Além disso, a aplicação deve ser feita por profissionais da área da saúde.

Informações: Clínica Manuela Estética
Unidade Minas Shopping;
(31) 3245-4961 ou 4963
Unidade Cidade Nova:
(31) 3484-1305 ou 2773

quarta-feira, 25 de julho de 2012

26 de julho: Dia da Vovó

Especialistas explicam a importância da prática de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada para os idosos

            No dia 26 de julho, comemora-se o Dia da Vovó. Diferente de alguns anos atrás, hoje elas não resumem suas atividades em cuidar dos netos e fazer tricô, mas estão mais ativas, cuidando da saúde e do seu bem-estar.

            O especialista em medicina esportiva, o médico Octacílio da Matta Lopes Júnior, ressalta a importância da prática de uma atividade física na terceira idade. Ele explica que ao praticar exercícios o cérebro libera as endorfinas, hormônios que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar para o corpo. Além disso, melhora a ativação e musculatura como um todo, previne a osteoporose, circulação das pernas e parte sistêmica, ou seja, cardiológica e cerebral.

            Segundo o médico, vários exercícios são recomendados nessa idade, mas é preciso buscar uma orientação médica primeiramente, para que a atividade seja adequada. “Após uma avaliação completa, recomendamos ao paciente, a prática de hidroginástica, pilates, caminhadas ou atividades específicas em academias de ginástica”.

            Ele alerta que é muito importante o uso adequado de roupas e calçados para a realização das atividades físicas, como calças, blusas, shorts, tênis e meias, para permitir melhor ventilação e flexibilidade durante os exercícios.

Alimentação

Na medida em que a idade chega, alguns hábitos alimentares devem ser adotados. A nutricionista Myrla Merlo explica que é preciso diminuir a ingestão de sal e gorduras, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e água, além de ingerir uma quantidade adequada de leite e derivados de proteínas de alto valor biológico.

Uma boa alimentação pode ajudar a evitar doenças e complicações, que podem aparecer nessa idade, se não houver um controle. “Algumas doenças são mais comuns de aparecer nessa fase, como osteoporose, hipertensão, má absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares, prisão de ventre, obesidade e diabetes”, reforçou.

A especialista lembra que uma alimentação adequada acompanhada pela prática de uma atividade física é uma das peças chaves para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. “Assim, é possível diminuir a hipertensão arterial, aumentar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, manter a força muscular e a densidade óssea, além de melhorar o humor”, afirma.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Corpo perfeito para o verão


Entre os meses de julho e setembro a procura pelo método do Balão Intragástrico chega a aumentar 100% por quem deseja perder peso para o verão.

Já pensando em ficar em forma para o verão, muitos pacientes procuram entre os meses de julho e setembro realizar o procedimento do Balão Intragástrico, para ajudar a potencializar a perda de peso. De acordo com o gastroenterologista e responsável pela Clínica Sander, Dr. Bruno Sander, o atendimento chega a aumentar 100% nesse período.

Porém, o especialista ressalta que o método só deve ser adotado após uma avaliação e indicação médica. “O uso do Balão só é indicado para pacientes com excesso de peso e IMC acima de 27. Na obesidade mórbida, ele também contribui para a redução de peso durante o período pré-operatório para a cirurgia bariátrica”.

Ele acrescenta que pacientes que não podem ou não querem fazer uso de medicamentos para redução de peso, que não tiveram sucesso com tratamentos tradicionais como dietas e ainda com doenças provocadas ou acentuadas pela obesidade, também são indicados para usar o Balão.

O médico esclarece que nenhuma técnica sozinha faz milagre e que o resultado depende do paciente em seguir corretamente o tratamento nutricional proposto, além de associar exercícios físicos para otimizar a perda de peso, já que terá uma saciedade bem mais rápida com o uso balão. “Normalmente o resultado é muito satisfatório e a grande maioria dos pacientes conseguem atingir a meta desejada”, garante.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155
www.clinicasander.com.br
clinicasander@clinicasander.com.br

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio participa da Revista BHNews

A fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, Luciana Lopes, participou na última segunda-feira, dia 16 de julho, do programa Revista BHNEWS. Durante entrevista, a especialista em uroginecologia tirou todas as dúvidas sobre Incontinência Urinária, confira:

terça-feira, 17 de julho de 2012

Mitos e verdades sobre soluções de beleza difundidas na web

 
 
Mulher tem dessas: não pode usar um produto e ver que é bom que quer espalhar para todo mundo. Há exceções. Claro! Mas geralmente é assim que acontece. Os blogs de beleza são, por exemplo, fonte para quem quer comprar um produto e quer ler sobre ele. Quer melhor do que alguém testar algo e te falar os pontos fortes e fracos? Quando se trata de cosméticos, não há tanto problema em seguir indicações buscadas na internet, mas é preciso estar atenta quando os produtos têm funcionalidade duvidosa ou quando devem ser usados sob orientação médica.

Segundo o dermatologista e diretor da clínica Anova Estética, Carlos Rodrigo Miranda, é necessário procurar um médico para receber orientações.

Selecionamos alguns produtos que fazem o maior sucesso na internet e pedimos para o especialista comentar a real função de cada um. Confira:

Bepantol Solução misturado com creme para hidratar o cabelo:

Como é difundido: Nos blogs e fóruns de beleza, muitas meninas indicam o uso do Bepantol - aquele de usar em bebês - para dar hidratação nos cabelos.

Palavra do especialista: O d-pantenol ou vitamina B5 tem como ação na pele emoliente (umectante, hidratante) e fortalecedora sendo muito utilizada em queimaduras, dermatites das fraldas, lábios ressecados, mas para os cabelos ainda carece de estudos científicos comprobatórios. Mais um daqueles produtos que as pessoas acabam dando uma indicação adicional por conta própria e vira modismo.

Monovin A misturado ao shampoo para estimular o crescimento capilar

Como é difundido: Complexo de vitamina A, de uso veterinário, quando misturado ao shampoo, estimula o crescimento capilar.

Palavra do especialista: Somente o Minoxidil têm confirmação junto com o Alfa-estradiol para uso tópico com mecanismo de ação confirmado. Nenhum outro produto como vitaminas, extratos de plantas, anticoncepcionais orais adicionados a shampoos têm confirmação de ação. As pessoas usam por que o (a) amigo (a) está usando ou então lançaram na Internet ou porque tem revistas leigas falando que funciona e as pessoas acabam usando por influência destes mecanismos.

Pantogar complexo vitamínico

Como é difundido: Complexo vitamínico que estimula crescimento e unhas e cabelos.

Palavra do especialista: O Pantogar têm em sua composição: Cálcio, Cistina, Tiamina, Levedura medicinal, Queratina, Ácido Aminobenzoico, celulose, talco, magnésio, povidona, silício. É um produto que auxilia no crescimento dos cabelos, pele e unhas, sendo inclusive prescrito por médicos. O crescimento da queratina dos cabelos ocorre no bulbo piloso ou raiz dos cabelos e poderíamos acrescentar outros componentes como ferro, colágeno e zinco.

Bepantol pomada para hidratação labial

Como é difundido: Pomada indicada para assaduras infantis pode ser usada nos lábios para promover hidratação.

Palavra dos especialista: O d-pantenol é ótimo para lábios ressecados pois é emoliente (hidratante) e auxilia na regeneração celular.



Fonte: Jornal O Tempo.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Homens aderem à depilação a laser da barba

Eles estão descobrindo as vantagens de acabar com os pelos indesejáveis de forma rápida

Nos últimos anos houve um aumento bem significativo dos homens aderindo à técnica da depilação a laser da barba, devido à quebra do tabu de que isso é coisa de mulher e de que dói muito. Hoje, o método está mais difundido e o valor mais acessível, além da tecnologia avançada permitir que o processo se torne menos dolorido.
Segundo a esteticista da clínica ANOVA Estética, Érika Miranda, os homens perderam a vergonha e estão mais vaidosos e preocupados com a aparência. Além disso, procuram a depilação pelos seus benefícios. “A depilação a laser da barba acaba com o incômodo de usar gilete praticamente todos os dias, já que muitas vezes o trabalho exige barba feita. Também ameniza a foliculite, uma inflamação capilar, que além de causar dor na região pode deixar manchas na pele”, disse.
Ainda de acordo com a especialista, os benefícios não param por aí. Além de eliminar os pelos da barba e acabar com a inflamação na região, a aplicação é rápida, com cerca de 30 minutos apenas e estimula o colágeno da pele, deixando-a mais lisa, macia e clara.
Porém, alguns cuidados são necessários antes e depois do procedimento, para garantir o sucesso do tratamento. “É preciso evitar o sol durante 15 dias e expor a pele sem o uso do protetor solar, além de não poder usar substâncias ácidas por 10 dias, perfume ou outro produto que contenha álcool na região a ser tratada, antes e após a depilação”, ressaltou Érika.
Ela explica que para quem ainda não conhece a técnica, o laser é um tipo de luz cujos raios se propagam em uma única direção e transportam um calor, que é absorvido e conduzido seletivamente pela melanina presente nos pelos até a sua raiz, destruindo as células germinativas, para que não voltem a crescer. “O tratamento é quase indolor, provocando apenas uma sensação de desconforto. Geralmente quem costuma fazer depilação a base de cera, também tolera o laser”, garante.
Para fazer a barba são necessárias dez seções e o custo irá varia de acordo com a clínica ou o método escolhido. “A depilação a laser só não é totalmente definitiva porque depende de cada organismo, que pode produzir novas células e pelos na mesma região. Porém, com algumas sessões complementares eles são eliminados, mas na prática essa situação quase não acontece”, afirmou a esteticista.
Erika Miranda – Graduada em Farmácia pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte. Especialista em estética pela UP Saúde e Beleza. Atua como esteticista na clínica ANova, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica ANova Estética
Rua Nelson Soares de Faria, 459 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3482-1461

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dieta ajuda a secar 4 quilos em um mês sem danificar a pele

 
 
Quem vive de dieta sabe como apostar em receitas milagrosas para emagrecer. Mas, nem sempre, sabe como fazer isso sem acabar com a saúde dos cabelos, das unhas e, principalmente, da pele. O efeito reverso acontece porque a maioria dos nutrientes envolvidos no metabolismo para a perda de peso também é essencial para a manutenção da beleza do corpo e a saúde da cútis.

“Acontece que quem faz dietas restritivas, muitas vezes, deixa de comer alimentos essenciais para a pele, como zinco, selênio, proteínas, gorduras naturais e até mesmo os carboidratos do bem. Por isso, tende a sofrer as consequências”, diz Myrla Merlo, nutricionista da clínica Da Matta Fisio.

Decidida a resolver este problema, a nutricionista elaborou uma dieta capaz de secar alguns quilos a jato sem danificar a pele. A promessa é emagrecer até quatro quilos em quatro semanas, levando em conta aquilo que o corpo precisa para se manter belo, conforme ela elenca a seguir.

Carboidratos complexos
Apesar de tidos como vilões, eles são a principal fonte de energia do organismo. O importante é saber qual a melhor forma de ingeri-los, sabendo distinguir os carboidratos do bem, dos carboidratos “do mal”. ”Substitua refrigerantes, pães, bolos e biscoitos com recheio, por carboidratos complexos como arroz integral, pão integral, biscoito integral e frutas que, além da energia necessária para o funcionamento do organismo, proporcionam grandes quantidades de fibras, vitaminas e minerais, necessários para a saúde da pele”, ensina a nutricionista.

Proteínas
O consumo de proteínas é fundamental para a saúde da pele, dos cabelos, músculos e do sistema imunológico como um todo. Boas fontes de proteína são a soja, os laticínios magros, carnes magras e peixes como o salmão.

Gorduras
Mesmo as gorduras são importantes para a saúde e a estética, uma vez que possuem várias vitaminas como a vitamina A - que mantém a pele bronzeada e bonita. Aqui, vale a mesma dica dos carboidratos, ou seja, troque as gorduras ruins como carnes gordas, frituras, gorduras trans e margarinas, por azeite de oliva extra virgem, óleo de canola, castanhas e peixes.
 
Betacaroteno
Para conquistar todos os micronutrientes essenciais para o emagrecimento saudável, mantendo uma pele bonita, é preciso dar atenção à ingestão de betacaroteno presente em frutas e legumes de cores alaranjadas e avermelhadas. A beterraba é uma delas.

Zinco e selênio
O zinco é um mineral importante para o sistema imunológico, com efeito na cicatrização da pele, fortalecimento de unha e cabelos. Ele está presente em cereais integrais, carnes magras e no gérmen de trigo. Além disso, o selênio é um potente antioxidante, presente na castanha-do-pará, cogumelos e frutos do mar.


Confira o cardápio de 7 dias indicado pela nutricionista, acesse o link abaixo:

terça-feira, 10 de julho de 2012

Socorrendo seu animal de estimação

Acidentes acontecem e os animais não estão livres disso. Nessas horas, estar preparado para uma emergência e manter a calma é fundamental e pode salvar a vida do seu peludo. “Os objetivos dos primeiros socorros são preservar a vida, evitar novos ferimentos, minimizar a dor e o sofrimento, favorecer a recuperação e a cura e transportar o bicho com segurança até o veterinário para receber atendimento especializado”, explica o veterinário Leonardo Lucas, da clínica Professor Israel. As emergências exigem um atendimento rápido, pois o risco de vida é muito alto.

“Em casos de atropelamentos, fraturas ou suspeita de hemorragia interna, o animal deve ser manipulado o mínimo possível. Improvise uma maca usando um cobertor, tábua de madeira ou algo firme para transportá-lo”.

O primeiro passo em qualquer situação é verificar os sinais vitais. Se o bicho não estiver respirando, não perca tempo. Coloque-o em superfície firme com o lado esquerdo para cima e cheque os batimentos cardíacos, encostando seu ouvido no peito do animal. Para localizar o ponto certo, dobre a pata dianteira até que o “cotovelo” encoste nas costelas (veja ao lado como fazer a ressuscitação). Em convulsões, jamais coloque a mão na boca do animal que, sem controle, pode feri-lo gravemente. Apenas evite que ele se machuque durante a crise.

Se o bicho receber uma descarga elétrica, desligue a fonte de energia, mas não encoste no animal. Se não for possível desligar, use um objeto não condutor, como uma vassoura, para empurrar a vítima para longe da fonte.

Passado o susto, é importante levá-lo ao veterinário para que ele possa ser examinado. Nunca medique seu peludo. Muitos remédios para humanos são fatais para cães e gatos.
Fonte: Entrevista do médico veterinário da clínica Professor Israel, Dr. Leonardo Lucas, para o Jornal O Tempo.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Incontinência urinária atinge milhões de brasileiros

Especialista ressalta a importância de saber identificar os sintomas para diagnosticar e tratar a doença o quanto antes.

 
A incontinência urinária é uma doença muito séria e com alto crescimento no Brasil. Especula-se que dez milhões de brasileiros ou 5% da população, sofrem desse problema. A fisioterapeuta Luciana Lopes, especialista em uroginecologia, explica que a incontinência urinária é a perda involuntária de urina. “É quando aquela vontade incontrolável de fazer xixi, literalmente não consegue ser controlada”, diz.

Com a idade a musculatura do assoalho pélvico tende a ficar mais flácida e consequentemente perde a sua força de contração e sustentação. De acordo com a especialista, a doença atinge principalmente homens que foram submetidos à cirurgia de câncer de próstata, gestantes, mulheres que deram à luz, que passaram pela menopausa e que tiveram a retirada do útero parcial ou total.
A fisioterapeuta ressalta a importância de identificar os sintomas da incontinência urinária, para que o diagnóstico seja feito o quanto antes. “É preciso observar quando em situações de tosse súbita, espirros, risos, elevação de cargas pesadas ocorre perda de uma pequena quantidade de urina. Além disso, quando não é possível segurar a vontade de urinar até chegar ao banheiro ou se há necessidade de levantar mais de uma vez durante a noite para ir ao toalete”, lembrou.
Mas, a especialista garante que é possível prevenir e tratar esse problema com exercícios ou cirurgia, nos casos mais graves. “O tratamento é individualizando e realizado por meio de exercícios específicos através de contrações, gerando fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e quando necessário é utilizado um aparelho para eletroestimulação”.
Luciana acrescenta que mais do que melhorar e diminuir as disfunções, o tratamento faz com o que o paciente retorne às suas atividades cotidianas, volte a ter uma vida social, além de devolver sua autoconfiança e estima. “Acredito que o tratamento não é realizado na maioria das vezes pela falta de conhecimento, mas pelo fato da população ainda desconhecer que exista fisioterapia para esse tipo de doença”, afirmou.
Luciana Cristine Lopes – Fisioterapeuta, especialista em Uroginecologia. Atua na clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.
 
Informações:
Clínica Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3484-1857

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Férias sem estresse

 
Pets podem viajar com donos ou terem toda a atenção em hoteis exclusivos
 

As férias vão se aproximando e a angústia de quem tem animal de estimação também. É melhor levar o mascote ou deixá-lo em um local de confiança? Para quem não desgruda do pet, a novidade é que há hoteis e pousadas, em várias partes do Brasil, que aceitam hóspedes peludos.


Transporte o pet com segurança e conforto
É comum vermos cachorrinhos curtindo o vento com a cabeça para fora dos carros. Parece inocente, mas o Código de Trânsito Brasileiro proíbe isso. A atitude resulta em multa e pode ainda causar danos ao animal caso ocorra um acidente.
Além da tradicional caixa de transporte, existem várias maneiras para levar o seu amigo dentro do veículo com conforto e segurança. Uma delas é o cinto de segurança que fica preso ao cinto do carro. É possível ainda colocar uma cadeirinha ou ainda uma tela divisória de segurança, que evita a locomoção do animal no carro.
Cuidados antes da viagem com o peludo
Algumas coisas precisam ser pensadas pelos tutores para que o animal não passe por nenhum problema de saúde. Segundo o médico veterinário Luiz Fernando Lucas Ferreira, é fundamental que as vacinas obrigatórias estejam em dia.
"Cães que vão para o litoral precisam tomar a medicação preventiva contra dirofilariose, doença transmitida que traz prejuízos cardíacos para os animais infectados".
Ele alerta ainda para que os animais bebam bastante água e evitem exercícios no sol.
ATENÇÃO!

Escolhendo o hotelzinho
Ao escolher um hotel ou clínica para deixar seu mascote, verifique as condições de higiene do local. Procure saber se há um veterinário de plantão e quais são os procedimentos diante de uma emergência. Veja se os responsáveis são carinhosos com os bichos e que tipo de atividades são oferecidas. Peça a opinião de outros clientes que usam o hotel.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Nove sabores de pizza com até 300 calorias


Mussarela, atum e até catupiry têm espaço na sua dieta

Quem resiste ao cheirinho da massa com orégano assando no forno e o queijo começando a derreter em cima da pizza? A infinidade de sabores que extrapola a combinação clássica, entretanto, pode rechear o final de semana com calorias de sobra e fazer você transbordar de culpa. "Para escolher bem sua fatia de pizza, você deve prestar atenção na espessura na massa, na quantidade e no tipo de recheio que é usado", afirma a nutricionista Fernanda Resende Pessoa, do Centro Médico Nova Lima, em Minas Gerais. Uma fatia simples pode somar até 600 calorias se não for escolhida com cuidado - por outro lado, dicas simples reduzem este valor pela metade. No Dia da Pizza (10 de Julho), confira os sabores mais leves e os nutrientes que eles oferecem:

Mussarela

Uma fatia de pizza de mussarela tem, em média, 228 calorias. De acordo com a nutricionista Fernanda Resende Pessoa, do Centro Médico Nova Lima, o queijo fornece proteínas e cálcio para o nosso organismo. "Se utilizado em grande quantidade, ele aumenta drasticamente o teor de gorduras saturadas e calorias por porção", afirma a especialista. "Ao acrescentar queijo em qualquer sabor de pizza, prefira os brancos ou a mussarela de búfala e evite queijos como prato, parmesão, provolone e cheddar, mais gordurosos."

Atum com cebola

A cebola contém substâncias que fazem muito bem à saúde: além da vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, a cebola é cheia de alicina e selênio, nutrientes com poder antioxidante para dar força extra no controle do colesterol e do diabetes. "O atum também é rico em selênio, mas as estrelas desse alimento são o ômega-3, gordura poli-insaturada que protege o coração contra doenças, e o magnésio, nutriente conhecido por controlar o humor", diz a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba. Uma fatia de pizza de atum com cebola tem em média 255 calorias.

Champignon com mussarela

Os cogumelos são ricos em ácido fólico e cobre, que ajudam a prevenir anemia, e em potássio, envolvido nas contrações musculares. "No entanto, é preciso tomar cuidado com as versões em conserva do cogumelo, que possuem conservantes e muito sódio, causando retenção de líquido e prejudicando a pressão arterial", diz a nutricionista Fernanda. A pizza de champignon com mussarela tem em média 235 calorias por fatia.

Escarola, palmito e mozzarella

Rica em fibras, a escarola controla a saciedade e é uma ótima fonte das vitaminas antioxidantes C e E, de vitaminas do complexo B que ajudam as funções cerebrais, e de minerais como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Segundo as nutricionistas, o palmito possui vitaminas A e do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro. Uma fatia desse sabor tem, em média, 240 calorias.

Mussarela de búfala, tomate seco e rúcula

A pizza de mussarela de búfala tem, em média, 230 calorias por fatia. Ela fornece proteínas e cálcio presentes na mussarela - prefira a versão light, que tem menos gorduras e pode ser incluída na dieta. "Já a rúcula possui vitaminas A e C, e minerais como cálcio, ferro e magnésio, sendo um nutriente importante para o fortalecimento dos ossos e antioxidante", diz a nutricionista Fernanda. Por ser rica em fibras, a rúcula também ajuda na saciedade. O tomate seco possui uma concentração maior de nutrientes como vitamina A, magnésio e licopeno, esse último responsável por proteger do câncer de próstata. "No entanto, a versão seca possui mais gorduras e sódio, não dá para exagerar no consumo", diz Renata Fidelis.

Palmito com mussarela

Com 245 calorias por fatia, a pizza de palmito com mussarela fornece as proteínas e o cálcio da mussarela, além dos nutrientes presentes no palmito, como vitaminas A, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e cálcio, assim como o queijo.

Peito de peru com catupiry

A pizza de peito de peru com catupiry tem em média 300 calorias por fatia. O número é alto comparado com as outras versões e deve ser consumindo somente se você faz questão do queijo cremoso. "O catupiry tem alto teor de gorduras, principalmente a saturada, que em excesso leva à obesidade e aumenta o risco de doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista Fernanda Resende. "O peito de peru é uma carne magra e rica em proteínas, sendo uma ótima opção para rechear a pizza."

Brócolis com mussarela

A pizza de brócolis com mussarela tem, em média, 250 calorias por fatia. De acordo com Renata Fidelis, os brócolis são ricos em ácido fólico, flavonoides, vitamina C e vitamina A, e seus benefícios para a saúde incluem proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino, reforçar a imunidade, controlar o diabetes e aliviar os sintomas de gastrite.

Marguerita

Uma fatia de pizza de marguerita tem, em média, 228 calorias e possui as proteínas e o cálcio do queijo, além da vitamina A, do magnésio e do licopeno presentes do tomate. "Nesse caso, como o tomate está em sua forma fresca, as quantidades de gordura e sódio são menores do que no tomate seco", afirma Renata Fidelis.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Da Matta Fisio promove palestra sobre Diabetes


          No último sábado, dia 30 de junho, funcionários, colaboradores, pacientes e convidados participaram da palestra promovida pela clínica Da Matta Fisio, em seu próprio espaço, sobre a importância de uma boa alimentação e da prática de atividade física para os pacientes diabéticos e como forma de prevenir a doença.


O evento fechou a semana do Diabético, promovida pela clínica entre os dias 27 e 30/06, em comemoração ao Dia do Diabético, celebrado no último dia 27. Além das palestras, os participantes assistiram também ao depoimento da estagiária de fisioterapia da clínica, Rose Cristine Lopes Ferreira, de 30 anos, que convive com o diabetes há 10 anos. Ela contou como lidou com todas as fases da doença, desde a descoberta até a aceitação e como é sua vida hoje.

Durante toda a manhã, os convidados realizaram ainda a aferição da pressão e teste de glicose gratuitamente.


Confira ainda as orientações e explicações do Dr. Octacílio da Matta, em entrevista para a TV Alterosa sobre o Diabetes, acesse: