quinta-feira, 28 de junho de 2012

A importância do uso de anestésicos para o bem estar dos pets

Especialista esclarece todos os mitos e verdades sobre o uso de anestesias durante procedimentos cirúrgicos em animais de estimação.
Geralmente, quando um animal de estimação precisa se submeter a uma cirurgia, existe a preocupação do dono em relação ao uso da anestesia e como será sua reação ao procedimento. Apesar dos mitos que cercam essa questão, o veterinário da clínica Professor Israel, Dr. Luiz Fernando Lucas Ferreira, orienta que para os donos se sentirem mais tranquilos é importante saber quem é o profissional responsável pelo procedimento e os recursos que estarão disponíveis para monitorar o pet enquanto estiver anestesiado.
Ele afirma que todo processo cirúrgico deve ser realizado com o uso de anestésicos para o próprio bem estar dos animais. Além disso, esse processo já está bastante desenvolvido, permitindo ao veterinário utilizar vários métodos diferenciados, de acordo com cada caso ou paciente.
Segundo o especialista, podem ser utilizadas técnicas de anestesia local, dissociativa, geral endovenosa ou inalatória. “No caso da remoção de uma verruga, por exemplo, usamos somente uma anestesia local, já em casos de animais mais agitados é necessária uma sedação. Mas, quando há uma cirurgia mais complexa como redução de fraturas, é necessário o uso de uma anestesia geral”, esclarece.
O médico ressalta que não há nenhuma contraindicação para o uso de anestesias e que durante a recuperação do animal, deve-se monitorá-lo constantemente. “É importante observar a temperatura do pet, já que a anestesia tende a deixar os animais mais frios e a dor pós-operatória, que se não forem usados medicamentos analgésicos, o paciente pode sentir muita dor em alguns casos”, disse o veterinário.
Luiz Fernando Lucas Ferreira - Médico Veterinário e Mestre em Cirurgia pela Escola de Veterinária da UFMG. Atua nas áreas ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral, laserterapia e fisioterapia na clínica veterinária Professor Israel.
Informações:

Rua Raul Pompéia, 54 - São Pedro -BH/MG
Tel.:(31)3281-5242

terça-feira, 26 de junho de 2012

Balão Intragástrico ajuda pacientes diabéticos a perder peso

Especialista fala sobre o uso do balão intragástrico por pacientes diabéticos e seus benefícios para a saúde e qualidade de vida
A gordura corporal ou massa gorda é muito ruim para os pacientes diabetes e quem deseja tratar a obesidade ou preveni-la. Com a diminuição dessa gordura, a utilização de insulina pelas células torna-se mais eficaz. Por isso, o uso do Balão Intragástrico é indicado para os diabéticos, desde que tenham o índice de massa corporal (IMC) maior que 27.
O gastroenterologista, especialista em Balão Intragástrico, Dr. Bruno Sander, explica que assim como em outros pacientes, com a perda de peso ocorre um controle mais fácil dos índices glicêmicos, redução das doenças e morbidades associadas ao diabetes, além de em alguns casos, até mesmo o controle total da doença.
Ao contrário dos outros procedimentos para a obesidade, o balão é colocado através da endoscopia digestiva alta (método não cirúrgico). “Trata-se de um procedimento ambulatorial no qual o paciente recebe uma leve sedação e é realizada uma endoscopia digestiva para acompanhar o posicionamento do dele dentro do estômago e seu preenchimento”, esclarece o médico.
O tratamento dura em média seis meses, mas pode-se deixar um pouco mais, dependendo da necessidade individual de cada paciente. A retirada é realizada através de endoscopia, onde o balão é esvaziado no interior do estômago e retirado com instrumentos especiais através do esôfago, ou seja, o caminho inverso ao da colocação.
Ele alerta que durante todo o período que o paciente diabético estiver usando o Balão, é preciso manter um acompanhamento com um endocrinologista e fazer exames regulares de glicemia. “Também é fundamental o acompanhamento nutricional, mesmo antes de colocar de iniciar o tratamento. Além do apoio psicológico para otimizar a perda de peso, auxiliar na mudança dos hábitos alimentos e, principalmente, na manutenção do peso perdido após o procedimento”, diz.
Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia, endoscopia digestiva alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela clínica Sander, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155

27 de junho - Dia Internacional do Diabético

Atividade física bem orientada pode ser a chave para um tratamento diabético bem sucedido
Atividade física, prevenção e tratamento de diabetes têm muito em comum. Quando praticamos qualquer esporte, nosso organismo utiliza o açúcar disponível no corpo “a glicose”, como fonte de energia para os músculos. Este mecanismo necessita de um hormônio produzido pelo pâncreas chamado insulina. Quando há uma deficiência de insulina no corpo e um aumento acima do normal de glicose no sangue, ocorre o tão conhecido diabetes.
Num primeiro momento, o exercício regula a quantidade de açúcar no sangue, já que os músculos consomem mais esse carboidrato e o efeito pode se prolongar por horas, ou até mesmo dias, depois do exercício. Logo depois, ocorre a diminuição da gordura corporal, além do aumento da concentração de HDL, também chamado de colesterol bom e diminuição de LDL ou colesterol ruim.
Mas, o especialista em medicina esportiva e diretor da clínica Da Matta Fisio, Dr. Octacílio da Matta, alerta que antes de começar a se exercitar é importante que o paciente saiba que o tipo exercício e a intensidade dependem do seu estado de saúde. Portanto, o paciente com diabetes deve primeiro consultar um médico especialista em esporte, para obter um diagnóstico. “É preciso traçar o perfil esportivo e respeitar as possíveis limitações do paciente, para conseguir melhorar suas condições metabólicas e cardiovasculares”, disse.
Dessa forma, com uma boa orientação feita pelo médico do esporte, o paciente vai descobrir que atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular, como alongamento, caminhada, corrida, bicicleta e a musculação, podem ser a chave de seu sucesso no tratamento. “É importante que o paciente faça também as avaliações cardiológica, nutricional, fisioterápica e fisiológica”, afirma.  
De acordo com o especialista, não há contraindicações de maneira geral para os diabéticos, desde que se escolha uma atividade física adequada. Além disso, o exercício físico deve ser prazeroso e atender às necessidades de cada paciente.
Dr. Octacílio da Mata Lopes Jr. – Médico ortopedista, especialista em medicina esportiva e cirurgia do joelho. Ex- médico do Cruzeiro Esporte Clube, é responsável pela clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte e atende ainda nos hospitais São Camilo e Belvedere, na capital.
Informações:
Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/Minas Gerais
Contato: (31) 3484-1857

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Adeus, pelinhos

A técnica conhecida como fotodepilação elimina a penugem, é indolor e ainda favorece o bolso. Como não apostar?


É olhar na agenda e se deparar com o dia da depilação que uma lágrima escorre pelo rosto. Parece exagero, mas toda a mulher sabe como é dolorido passar por este processo de retirada dos pêlos. Mas não tem jeito, para ficar sempre bonita, a gente faz de tudo. Porém, seria bom muito se estas penugens parassem de crescer, evitando o estica e puxa da cera quente. E este processo já existe. É a chamada fotodepilação, tratamento que diminui os pêlos e ainda evita problemas ligados ao envelhecimento da pele.

Aos poucos
Claro que o fato de não precisar frequentar quinzenalmente ou mensalmente a clínica de depilação já é sensacional, mas o melhor do procedimento é que as penugens vão sendo reduzidas aos poucos, evitando problemas no corpo. “Dessa maneira, aumenta os intervalos necessários para as sessões de remoção, tendo um impacto significativo no conforto das pessoas”, explica Érika Miranda, esteticista da clínica ANOVA Estética, em Minas Gerais. Outro ponto principal é que os resultados são bastante rápidos, já que, diferente de outros processos, onde cada pêlo é tratado separadamente, a técnica consegue cuidar de áreas maiores na mesma aplicação.

Passo a passo
A fotodepilação pode ser feita usando o método do laser ou da luz pulsada.Essa luz emitida é transformada em calor, que ao entrar em contato com a pele, destroi os pêlos. “Apenas as penugens que se encontram na fase de crescimento ativo (anágena), serão destruídas. Os pêlos que se encontram nas fases catágena (deixaram de crescer) e telógena (entraram em repouso, antes de cairem) não serão afetadas”, explica, Érika.

A duração do resultado é de pelo menos um ano, período onde a mulher terá a quantidade de penugem muito menor do que o normal. “Após um ano da última aplicação, a cliente fará uma manutenção em menor quantidade de sessões, dependendo do tipo de pêlo”, explica Regina Jordão, franqueadora do Instituto de Depilação Pello Menos, no Rio de Janeiro.

Existem contra indicações?
Antes de ligar e marcar uma sessão, fique atenta, pois não são todas as pessoas que podem passar pelo procedimento. Segundo Érika, entre as clientes que não devem fazer a fotodepilação estão as que fazem quimioterapia ou radioterapia, que tomam medicação foto sensibilizante, que possuam próteses metálicas no corpo e herpes labial ativo, que tenham estado exposto ao sol duas semanas antes do tratamento, que possuam pêlos brancos, grisalhos e loiros e mulheres grávidas ou em período de amamentação. “Também não é indicado que pessoas com diabetes, epilepsia, lúpus, doenças cardiovasculares, com feridas abertas ou em fase de cicatrização”, acrescenta a esteticista.


Fonte: Portal Armário Feminino

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sete nutrientes para amenizar os sintomas da asma



Magnésio e vitamina D estão na lista de recomendações dos especialistas


Um simples vento gelado já pode ser suficiente para a crise de asma atacar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 16 milhões de brasileiros sofrem com essa inflamação crônica, que dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias e provoca tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar. Segundo o alergista Marcelo Aun, do Hospital Samaritano, em São Paulo, nenhum alimento pode isoladamente prevenir ou piorar as crises, mas existem nutrientes que ajudam nosso sistema respiratório a funcionar melhor e podem ajudar na prevenção. No Dia Nacional de Controle da Asma (21 de junho), inclua as sete opções abaixo no seu cardápio - sugeridas por especialistas - e aumente a sua imunidade.

Vitamina D
"A falta dessa vitamina no organismo pode contribuir para o aumento da massa muscular nos brônquios, fazendo com que eles se contraiam mais, tornando a respiração mais difícil", explica a nutricionista Hellen Fernandes, consultora da farmácia de manipulação Galgani, em Belo Horizonte. Também é comum a pessoa com asma ser deficiente em vitamina D porque o uso de corticoides para o tratamento da asma pode diminuir os níveis desse nutriente, sendo necessária a suplementação. "Até o momento, a vitamina D só deve ser suplementada em asmáticos com deficiência confirmada por exame de laboratório e a dose ideal de reposição será receitada pelo médico", diz o alergista Marcelo. Boas fontes de vitamina D são gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes, como cavala, salmão e arenque.

Magnésio
A nutricionista Hellen explica que o magnésio promove o relaxamento muscular em períodos de crise de asma. "A ingestão por meio da dieta vai facilitar a broncodilatação, melhorando o quadro respiratório e as funções pulmonares", afirma. Oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhas verde escuras são boas fontes desse nutriente.

O mineral também pode ser usado no tratamento de crises graves de asma - em versão intravenosa ou inalatória - porque ajuda a aliviar o broncoespasmo, mas sempre com supervisão médica. "O magnésio é usado sempre para complementar o tratamento padrão com broncodilatadores e corticoides", explica o alergista Marcelo.

Vitamina A
Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina A regula o crescimento e a regeneração de vários tipos de tecidos e células do trato respiratório. "Esse nutriente regula a função pulmonar, ajudando na produção de muco para expelir partículas, deixando nosso pulmão menos vulnerável a infecções", explica a nutricionista Hellen. As principais fontes de vitamina A são fígado, ovo, manteiga, talos de verduras e legumes amarelos e vermelhos, como a cenoura.

Vitamina C
Segundo um estudo publicado no periódico Clinical and Translational Allergy e desenvolvido pela Universidade de Tanta, no Egito, e a Universidade de Helsinki, na Finlândia, descobriu que a vitamina C pode melhorar a respiração de crianças com sintomas moderados de asma. Os efeitos benéficos da ingestão diária de vitamina C foram mais significativos em crianças com idades entre sete e oito anos. "A ingestão de vitamina C ameniza a inflamação e estabiliza a liberação de histamina - substância vasodilatadora responsável pelas crises de asma", afirma a nutricionista Hellen.

A especialista também conta que é comum portadores de asma apresentarem uma deficiência na vitamina, mas a ingestão é recomendada somente por meio da dieta. "Não há evidências que incentivem o uso de suplementação de vitamina C nos portadores de asma", afirma o alergista Marcelo. Boas fontes de vitaminas C são acerola, laranja, limão e kiwi.

Selênio
Poderoso antioxidante, o selênio ajuda a eliminar os radicais livres que foram produzidos pelo processo inflamatório da crise de asma, evitando quedas bruscas na imunidade do portador da doença. O selênio pode ser encontrado em oleaginosas e cereais integrais.

Vitamina E
Assim como o selênio, a vitamina E é um antioxidante que ajuda nos processos inflamatórios desencadeados pela crise de asma. "Alguns estudos mostraram que gestantes com deficiência nessa vitamina apresentaram mais riscos de ter filhos com asma", explica o alergista Marcelo. Gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos são fontes de vitamina E.

Ômega 3
"A ingestão de ômega 3 irá inibir a produção de prostaglandinas, uma substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias", diz a nutricionista Hellen. Por conta disso, esse nutriente combate as inflamações e melhora a função respiratória. Peixes de água fria, canola, linhaça e gérmen de trigo são boas fontes de ômega 3.

Fonte: Portal Minha Vida

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que é asma?

Saiba quais os sintomas, causas, tratamentos e como se prevenir dessa doença.

Amanhã, 21 de junho, será dedicado ao Dia Nacional de Combate a Asma e segundo dados, a asma é uma doença respiratória crônica que afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por cerca de 400.000 internações hospitalares por ano e incontáveis atendimentos ambulatoriais, principalmente nas emergências. Além de causar um grande absenteísmo no trabalho e na escola.
O clínico médico do Centro Médico Nova Lima, Dr. Paulo Santos Perroti, conta que as crianças são duas vezes mais atingidas pela asma do que os adultos. Além de pessoas alérgicas, que são mais suscetíveis a desenvolver o problema. “A asma não é uma doença hereditária, apesar de existir uma predisposição genética para a doença”.
De acordo com o médico, as crises de asma são caracterizadas normalmente por chieira, falta de ar, tosse seca e desconforto torácico ("aperto no peito"), podendo causar grande sofrimento. Além disso, elas predominam à noite e no início da manhã. “As principais causas são fumaça de cigarro, cheiros fortes como perfumes, produtos de limpeza, alergênicos como pólen, ácaros, mofo, mudanças de temperatura, ar frio. E também alguns medicamentos como: aspirina”, explicou.
Já o diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas que surgem de maneira repetida e que são citados pelo paciente, além do exame físico e de testes complementares. “A asma é uma doença crônica, que não tem cura. O objetivo do tratamento é controlar a doença, por isso o acompanhamento médico é importante para garantir o controle e prevenir sintomas crônicos e problemáticos”, afirma.
Para ajudar a prevenir a asma, ele aconselha a prática de esportes, de preferência atividades de resistência, como a natação, desde que seja praticada em atmosfera aquecida e úmida. Ainda segundo o médico, deve-se evitar, por exemplo, a corrida no inverno, que pode desencadear uma asma devido ao esforço e ao frio, assim como os esportes de esforço esporádicos.
Veja outras dicas do especialista para ajudar a prevenir a asma:
  • Encapar colchões e travesseiros.
  • Lavar semanalmente as roupas de cama.
  • Retirar cortinas, tapetes, carpetes.
  • Evitar animais domésticos.
  • Promover a ventilação do ambiente.
Fonte: Dr. Paulo Santos Perroti – Clínico médico, especialista em medicina do trabalho. Atua no Centro Médico Nova Lima, em Minas Gerais.

Centro Médico Nova Lima
Rua Dr. José Ribeiro da Fonseca, 44 – Nova Lima – BH/MG
Contato: (31) 3541-3417

terça-feira, 19 de junho de 2012

Dia Nacional de Combate a Asma

Conheça os alimentos que ajudam no tratamento e na prevenção da asma
O próximo dia 21 de junho é dedicado ao Dia Nacional de Combate a Asma, que se trata de uma infecção crônica dos pulmões e das vias respiratórias, causando grande desconforto. A asma também é conhecida como bronquite asmática ou crônica e atinge cerca de 10% da população brasileira, segundo dados da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA). No entanto, a maioria dos pacientes desconhece o poder dos alimentos no tratamento da doença.
A nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, explica que a alimentação pode melhorar a qualidade de vida dos asmáticos por meio do consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. “Vegetais de cor que vão do amarelo ao marrom-avermelhado como: beterraba, mamão papaia, manga, cenoura, são ricos em carotenoides, que possuem propriedades tanto anti-inflamatórias quanto antioxidantes”.
Por isso, ela reforça que quem sofre com essa doença, deve aumentar a ingestão de hortaliças, frutas, leguminosas, cereais integrais, azeite, peixe fresco e água, que é um nutriente essencial, já que ajuda a eliminar o muco. “Devemos ficar atentos às quantidades de alimentos processados, carnes vermelhas, álcool e alguns casos laticínios, que podem prejudicar o controle da doença”, afirma.
 A especialista acrescenta que resultados preliminares de estudos, indicam que o tratamento dietético contribui de maneira positiva para a prevenção e tratamento da asma, como as vitaminas E, C e D, além dos carotenoides, selênio, polifenois, ácido graxo e poli-insaturado. “Outros estudos mostram que a deficiência de selênio, zinco, vitaminas A, C, D e E, associado ao baixo consumo de frutas e vegetais, pode contribuir para o desenvolvimento da asma e de doenças de origem alérgica”, garante.
Por último, a nutricionista lembra que para a prevenção da asma é preciso uma ingestão adequada de vegetais, cereais integrais como a castanha do Pará, frutas cítricas, vegetais de cores amarelo e vermelho, agrião, brócolis, semente de linhaça, salmão, sardinha, entre outros.
Myrla Merlo: Professora do curso de pós-graduação de futebol da Universidade Gama Filho e de nutrição do curso de árbitros da Federação Mineira de Futebol. Atendimento de personal diet em consultório e domicílio, ex-nutricionista esportiva e coordenadora de nutrição do Cruzeiro Esporte Clube (Profissionais e Categoria de Base), 2004 a 2011. Atual nutricionista clínica e esportiva da clínica Da Matta Fisio.

Informações:
Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/MG
Contato: (31) 3484-1857 begin_of_the_skype_highlighting            

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Saiba mais sobre estomatite

 
 
A inflamação causa aftas doloridas na boca, língua e gengivas e pode ser evitada com boa alimentação e higiene


De repente você sente sua boca sensível com pequenas aftas pela língua, gengiva e ou por dentro da bochecha. É muito provável que você esteja com uma inflamação conhecida como estomatite. O médico especialista em gastroenterologia, Bruno Sander, explica que “a estomatite é uma inflamação do revestimento mucoso de qualquer uma das estruturas da cavidade oral (boca) e orofaringe, que pode envolver a região das bochechas, gengivas, língua, lábios, garganta, ou assoalho da boca.”


Os sintomas mais comuns são justamente o surgimento de diversas feridas na região da boca. Sander explica que existem três tipos delas: as úlceras herpetiformes, que são pequenas e duram de uma a duas semanas; as úlceras aftóides menores, que duram de 7 a 10 dias e as úlceras aftóides maiores, que são mais severas e duram de seis semanas até vários meses. Quando a doença se apresenta em crianças, elas podem ter também febre e irritabilidade.
 

O médico Clínico Geral, Renato Igino dos Santos, explica que existem diversas causas para a inflamação e elas podem ter origem viral (vírus Herpes simples HSV-1 ou Coxsakie) ou aparecerem por conta de algum problema como má higiene bucal ou deficiência de algumas vitaminas e minerais na dieta do paciente. O uso de cigarros e a ingestão bebidas alcoólicas também podem contribuir para o aparecimento da estomatite.


A estomatite também pode aparecer como um alerta quando, por exemplo, o indivíduo apresenta uma situação de baixa imunidade, neste caso, crianças e idosos devem ser observados. Próteses mal colocadas ou queimaduras causadas por alimentos ou bebidas também podem desencadear o processo inflamatório. Sander alerta para a busca de um diagnóstico preciso. “Por conta de a doença apresentar diversas causas, cada caso apresenta um quadro específico e o tratamento deve levar isso em consideração”, explica.


Santos explica que o tratamento da estomatite envolve o uso de substâncias como analgésicos, anti-inflamatórios, antissépticos bucais e antitérmicos, mas é muito importante observar a alimentação do paciente, já que o ato de comer fica certamente comprometido. “A hidratação deve ser um ponto observado por conta da dificuldade para a deglutição. Os alimentos podem ser pastosos para amenizar o trauma de engolir alimentos crocantes ou duros. É bom evitar alimentos ácidos como laranja, abacaxi, tomate, morango, kiwi e limão ou alimentos muito temperados”, explica.

 
A doença geralmente é reincidente, ou seja, o mesmo paciente pode voltar a apresentar a inflamação. Em boa parte dos casos ela não é transmissível, porém quando sua origem é por conta dos vírus Herpes ou Coxsakie é preciso tomar cuidado com a transmissão da doença.


Para prevenir a estomatite é bom tomar nota das boas práticas de higiene, como lavar as mãos constantemente e prover uma boa higiene bocal. Evitar o cigarro e a ingestão do álcool e evitar traumas bucais, como mordidas, queimaduras e próteses mal adaptadas também podem servir como um bom escudo.

 
Fonte: Entrevista do Dr. Bruno Sander para o Portal Dicas de Mulher.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Laserterapia é uma aliada em tratamentos veterinários


Especialista fala sobre a técnica,
que ajuda em diversos tratamentos e garante o bem estar dos animais

A laserterapia vem sendo cada vez mais usada na medicina veterinária e tem sido uma aliada no tratamento de animais de estimação. O laser é uma fonte de luz com um comprimento de onda específico e pode ser usado nos mais diversos tratamentos, tendo o benefício de uma ação rápida e eficiente. Além disso, proporciona uma recuperação ágil, apresentando excelentes resultados.

O médico veterinário da clínica Professor Israel relata que utiliza a técnica para tratamentos fisioterápicos há 10 anos e em cirurgias, desde o ano passado. “Na fisioterapia, o laser possibilita melhor cicatrização, com efeito anti-inflamatório e analgésico. Já em cirurgias, utilizamos um laser de alta potência, que causa menos sangramento e dor durante o período pós-operatório”, afirmou.

Segundo o especialista, a técnica é indicada para tratar lesões ou feridas na pele com grande extensão e de difícil cicatrização, artrites, artroses, lesões de coluna, casos pós-cirúrgicos de fraturas e rupturas de ligamentos. Mas, por ser uma terapia que promove a atividade das células, é contra indicada para pacientes com câncer e gestantes.

A rápida cicatrização proporciona ainda a anulação de dores agudas e crônicas, por isso o animal se sente confortável durante o tratamento. Dessa forma, não é necessário nenhum cuidado especial após o procedimento. “Recomendamos acompanhamento veterinário, apenas nos casos crônicos de artrites, artroses e lesões de coluna”, ressaltou o veterinário.

O médico acrescenta, que apesar de relativamente nova, a laserterapia é de grande importância nos tratamentos e facilita o trabalho veterinário, além de garantir o bem estar do animal. “O conhecimento do profissional que vai aplica-lo é muito importante, muitos trabalhos científicos demonstram que os casos sem sucesso foram na sua maioria, por causa da má utilização da técnica”, alertou.

Luiz Fernando Lucas Ferreira - Médico Veterinário e Mestre em Cirurgia pela Escola de Veterinária da UFMG. Atua nas áreas ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral, laserterapia e fisioterapia na Clínica Veterinária Professor Israel.

Informações:

Rua Raul Pompéia, 54 - São Pedro -BH/MG
Tel.:(31)3281-5242
info@professorisrael.com.br
www.professorisrael.com.br

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tecnologia em prol da beleza

Conheça as novas técnicas que ajudam a retardar o envelhecimento
A cada dia surgem novos aparelhos e técnicas que contribuem para o avanço dos tratamentos estéticos. O Laser Fracionado ou Laser de CO2 e a Luz Pulsada são aparelhos de última geração para o tratamento de rejuvenescimento da pele com segurança, profundidade e eficácia. “O que diferencia os aparelhos é o comprimento de ondas emitidas por cada um”, explicou o dermatologista e diretor da clínica ANOVA Estética, em Belo Horizonte, Dr. Carlos Rodrigo Miranda.
Segundo o especialista, os tratamentos também são indicados em casos de manchas na pele, cicatrizes de acnes e queimaduras, queloides, olheiras, poros dilatados, rugas, estrias brancas ou vermelhas, além de promover o crescimento do colágeno na pele, melhorando sua textura. “Apesar de pouco conhecidos, eles apresentam excelentes resultados”, afirma.
O dermatologista esclarece que a quantidade de sessões necessárias irá depender do objetivo de cada paciente. “Após a aplicação ocorrerá uma descamação fina até a formação de crostas na pele, dependendo da intensidade da energia aplicada. Isso irá determinar também quando o paciente poderá voltar às suas atividades, podendo ser no dia seguinte ou até 4 dias após a aplicação. Quanto menor a intensidade da energia, mais sessões serão necessárias para que o paciente obtenha o resultado desejado”, disse.
 Ele ressalta ainda, que durante o período pós-tratamento é fundamental evitar a exposição ao sol por 30 dias. Além disso, reforça a importância de uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tratamento, o que deve ser feito por um Dermatologista, Cirurgião Plástico ou outro especialista capacitado, já que qualquer procedimento está sujeito a complicações.
Por último, o médico lembra que os tratamentos são contra indicados para pessoas que possuem alergia a anestésicos, em casos de gravidez, peles negras, para quem usa álcool e outras drogas, além de câncer de pele ou infecções na área a ser aplicada e ainda, portadores de Diabetes, hipertensos e outros.
Dr. Carlos Rodrigo Miranda - Formado em Medicina pela UFMG, especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clinicas da UFMG, com curso de Medicina Estética pelo IUCAP Instituto Universitário Camargo Pedrosa. Diretor e dermatologista da clínica ANova Estética, em Belo Horizonte.


Informações:
Clínica ANova Estética
Rua Nelson Soares de Faria, 459 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3482-1461

terça-feira, 12 de junho de 2012

Balão Intragástrico potencializa a perda de peso sem cirurgia

Especialista explica que, associado a um acompanhamento nutricional, físico e psicológico, o método ajuda a combater o sobrepeso no tempo certo e com saúde
            Dados do Ministério da Saúde, divulgados neste ano, mostram que mais da metade dos homens e quase 45% das mulheres brasileiras estão com sobrepeso, sendo que o número de obesos no país, já passa de 15% da população.
Quem faz parte dessa estatística vive em busca de métodos emagrecedores, porém não são todos que conseguem alcançar o peso ideal sem sofrer, mais cedo ou mais tarde, o “efeito sanfona”.  “Tudo isso acontece quando o paciente não muda os hábitos alimentares e comportamentais durante a sua rotina”, explicou o gastroenterologista, Dr. Bruno Sander.
Segundo o especialista, quem deseja potencializar a perda de peso, pode recorrer ao uso do Balão Intragástrico. Ele é aprovado pela ANVISA e atua como um bolo alimentar artificial, além de aumentar a saciedade precoce.
Introduzido no estômago e retirado via endoscopia, o balão é feito de silicone e possui uma válvula lisa e um cateter de introdução. “Ao chegar ao estômago, o balão é preenchido com um volume entre 400 e 700 ml de solução salina e azul. Recomendado por no máximo seis meses, o procedimento é simples, não exige afastamento das atividades diárias e o paciente pode comer de tudo, tendo uma vida normal, se seguir as orientações médicas”, explicou o especialista.
O médico reforça que o resultado só será totalmente satisfatório, se o paciente realizar um acompanhamento nutricional, físico e psicológico, isso vai ajudá-lo a emagrecer no tempo certo e com saúde. “Quando terminar o tratamento, o corpo deverá se adaptar a nova rotina de alimentação e, o mais importante, com um peso e absorção de nutrientes ideais para uma boa qualidade de vida”, afirma.
Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia, endoscopia digestiva alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela clínica Sander, em Belo Horizonte.
Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O novo velho

Quem anda de ônibus ou frequenta espaços públicos já viu aquela plaquinha indicando que há um local ali reservado para os idosos. Muleta na mão, coluna envergada com a mão no lombar. Esta é a definição que temos dos idosos, segundo esta sinalização. Mas será que as placas retratam a realidade destas pessoas? De acordo com o movimento “A Nova Cara da 3ª Idade”, a resposta é não. O grupo pretende mudar o símbolo, com a justificativa de que ele não traduz o estilo de vida dessas pessoas. "Essa figura de bengala definitivamente não é reflexo de uma população saudável, que está em pleno crescimento", afirma o presidente da agência Garage, idealizadora do projeto.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que as pessoas com mais de 60 anos vão representar 32% da população mundial em 2050, superando, pela primeira vez na história, o número de crianças. “É difícil acreditar que o símbolo que encontramos nos ônibus, metrôs e em vários lugares da cidade represente o papel que estas pessoas têm hoje na sociedade, o nível de contribuição que podem trazer”, diz Max.

Mais ativos do que nunca, os idosos atuais estão procurando atividades para aliar bem estar do corpo e da mente. A aposentada Diva Santana Pereira, de 71 anos, faz pilates há mais de dois anos e afirma gostar de fazer várias atividades. "Sempre fiz muito exercício físico. Fazia diariamente mais de uma hora de ginástica com yoga e circuito de step e barra", conta a aposentada, que teve que abandonar o excesso de atividades após cair em uma rua da Savassi. "Eu acho que a gente fica mais bem disposta e animada para tudo", explica Diva. Aquela imagem da vovó sentada na cadeira de balanço, com um coque no cabelo e uma agulha de bordar nas mãos parece não atraí-la. "Eu sempre trabalhei fora e quando eu aposentei eu não parei de fazer cursos. A gente tem que prolongar a juventude. Não se sentir velha é o mais importante", pontua ela que atualmente faz curso de paisagismo no Inap.

O especialista em medicina esportiva e responsável pela Clínica Da Matta Fisio, Octacílio da Matta, explica que há um novo perfil de idosos. "Este perfil tem como características a extensão do tempo de vida produtiva ligada ao trabalho e lazer associados a estimulação da prática do esporte ou atividade física, que consequentemente melhora a qualidade de vida", explica o especialista, ressaltando que, para se ter boa saúde e bem estar, são necessários cuidados preventivos com a saúde e a prática de esportes ou atividade física. "Situações estas que estão em franco aumento entre os idosos", conclui.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Galgani comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente

Entre os dias 1° e 5 de junho, os clientes da Galgani Farmácia de Manipulação receberão uma muda de planta, em prol da preservação do meio ambiente.

            Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada entre os 1° e 05 de junho, a Galgani Farmácia de Manipulação vai presentear seus clientes com uma muda de planta, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Desde o seu surgimento, a Galgani desenvolve seu trabalho baseado na responsabilidade ambiental e repassa essa ideia para todos os funcionários, colaboradores e parceiros. Antes mesmo de entrar em vigor a lei para uso de sacolas ecologicamente corretas nos comércios da capital, a farmácia já se preocupada em evitar o uso em excesso de plástico. Há três anos, a Galgani utiliza sacolas de papel para embalar suas mercadorias, sem repassar esse custo aos clientes, que se adaptaram aos poucos e passaram a aprovar essa iniciativa.

Outra ação realizada pela empresa é a reciclagem das embalagens de seus produtos, em parceria com a Associação dos Catadores do Papel Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Potes e bisnagas são devolvidos pelos clientes à farmácia após a utilização dos produtos, que ficam armazenados em um compartimento exclusivo na própria loja. “As embalagens são recolhidas periodicamente pela Asmare, que faz a reciclagem, evitando que sejam descartadas no meio ambiente”, explicou o farmacêutico responsável Giovanni Silva.