quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de Maio - Dia Mundial de Combate ao Tabagismo


         Hoje o médico cardiologista do Centro Médico Nova Lima e da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte, Dr. Firmino Bahia fala sobre o Tabagismo, às 11h55, pela Rádio 107,5 FM e na segunda-feira ao vivo às 14h, na Rádio América, não perca!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nutricosméticos: As poderosas Pílulas da Beleza

Conheça mais sobre as pílulas que ajudam a combater o envelhecimento e trazem vários benefícios para a saúde
            A agitada rotina atual acaba nos gerando necessidades de consumo que nem sempre conhecemos, como a de nutrir nossos tecidos, mas que nos ajudam a desenvolver as funções cotidianas. Por isso, a suplementação alimentar, além de contribuir para a estética, irá suprir as carências que a alimentação não fornece ou que são ingeridas em deficiência.
            É esse o papel das pílulas da beleza, que vieram para suplementar a alimentação, já que ela nem sempre é o suficiente para garantir aquela pele tão sonhada. Os nutricosméticos são ricos em vitaminas, minerais, flavonoides, aminoácidos, óleos essenciais, proteínas, substâncias antioxidantes, colágeno e até fitoterápicos. E além de nutrir o organismo combatem os radicais livres, que são os grandes vilãos na aceleração do envelhecimento da pele.
            Segundo a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, Hellen Fernandes, a associação desses nutrientes tem a função de suprir a carência em tecidos e órgãos, estimulando a renovação de células e prevenindo a oxidação desses tecidos, causadas pelos radicais livres. “Quando alguém faz o uso desses produtos está retardando o surgimento de rugas, aparecimento da flacidez e manchas, como também revertendo aquelas que já apareceram”, explicou.
            De acordo com a especialista, os resultados começam a aparecer em média, após três meses de tratamento e podem ser percebidos a “olho nu”, trazendo vários benefícios para a pele, unhas e cabelos, além de melhorar o funcionamento do organismo. “Os nutricosméticos ajudam a melhorar as inflamações relacionadas à acne, deixam a pele com mais brilho e elasticidade, os cabelos mais fortes e sem queda, e as unhas menos quebradiças, além de ajudar no funcionando do intestino”, garante.
            Hellen reforça que as pílulas da beleza devem ser consumidas sempre com saúde, já que se trata de um tratamento "de dentro para fora". “Somente um médico ou nutricionista pode avaliar se há alguma contraindicação e se seu uso indiscriminado pode acarretar alguma alergia, intoxicação por altas doses ou ainda não causar o efeito desejado pela falta do acompanhamento de um profissional.”, ressaltou.
            Por último, ela acrescenta que não existe milagre para que os nutricosméticos façam efeito. É preciso uma boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares, dormir adequadamente, trabalhar sem excesso, promover o laser e manter cuidados básicos com a pele, como o uso do filtro solar.
Fonte: Hellen Fernandes – Nutricionista clínica e especializanda em nutrição funcional. Atua como consultora da Galgani Farmácia de Manipulação.

Informações:
Galgani Farmácia de Manipulação
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 3241-7971

segunda-feira, 28 de maio de 2012

31 de maio: Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Segundo dados, só no Brasil o tabaco mata 200 mil pessoas por ano, além de causar diversas doenças que poderiam ser evitadas.
A data 31 de maio é dedicada ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, que para a organização Mundial de Saúde (OMS) trata-se de uma doença e não um hábito. Ainda de acordo com dados da OMS, dois em cada três países em desenvolvimento não possuem informações mínimas a respeito do tabaco entre os jovens. Além disso, o tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo, responsável por aproximadamente cinco milhões por ano. Outro dado aponta que só no Brasil são 200 mil por ano.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, entre elas o infarto do miocárdio e o A.V.C (derrame cerebral). O médico cardiologista Firmino Bahia, explica que os quatro principais fatores de risco para essas doenças são a hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e o tabagismo. Dentre esses, o único que é removível é o tabaco.
Além disso, 30% de todos os cânceres são relacionados ao cigarro, sendo que os principais são os de: pulmão (o cigarro é responsável em 85% dos casos), boca, laringe, faringe, rim, colo de útero, bexiga e pâncreas. “Após cinco anos, em média, de cessação do tabagismo, o risco de infarto do ex-fumante é semelhante ao do não fumante e após 20 anos a chance do aparecimento de um câncer em decorrência do cigarro diminui de maneira significativa”, esclarece o médico.
Existem ainda outras doenças relacionadas ao tabaco, como a impotência sexual, úlcera gástrica, infecção respiratória e enfisema pulmonar. A indústria do tabaco sabe há décadas os males do cigarro, porém se omite. O cigarro possui mais de 4.000 substâncias, entre elas a que leva à dependência é a nicotina.
Para quem deseja parar de fumar, o especialista ressalta a importância da ajuda de um profissional da área da saúde e explica que o período mais difícil para a cessação do tabagismo são os primeiros 30 dias. Por isso, ele dá algumas dicas que são válidas, principalmente, neste período:
1)     Evitar o que lembra o cigarro, por exemplo, o cafezinho;
2)     Dificultar o acesso ao cigarro (não levar carteira de cigarros no bolso, no carro, não ter guardado em casa. Comprar apenas cigarro avulso quando a necessidade de fumar for muito forte);
3)     Substituir o “prazer” do cigarro por atividades físicas, culturais, ir ao cinema, ao teatro.

Dr. Firmino Bahia - Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, em Belo Horizonte, é especializado em clínica médica pelo Hospital do IPSEMG e em cardiologia pelo Hospital BIOCOR. Possui o título de especialista em cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É médico e diretor do Centro Médico Nova Lima e atua também na clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Da Matta Fisio
                Rua Paulo Nunes Vieira, 186 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3484-1857

Centro Médico Nova Lima
Rua Dr. José Ribeiro da Fonseca, 44 – Nova Lima – BH/MG
Contato: (31) 3541-3417

quinta-feira, 24 de maio de 2012

25 de Maio: Dia do Massagista


Saiba todos os benefícios que a massagem oferece para o corpo e a alma

            Atualmente, existem várias técnicas diferenciadas e disponíveis de massagens. Mas, quais os benefícios de cada uma? Existe alguma contraindicação? Quando são indicadas? A esteticista e responsável pela clínica Manuela Estética, Manuela Tavares esclarece todas essas dúvidas.

            De modo geral, a massagem busca melhorar e fortalecer o sistema imunológico, circulatório, muscular e nervoso, além de ajudar o corpo a assimilar os alimentos e a eliminar os produtos residuais. Em termos psicológicos e emocionais, os seus efeitos calmantes e tranquilizantes contribuem decisivamente para a melhoria do bem estar das pessoas.

            De acordo com a especialista, as massagens terapêuticas servem para tratar doenças de uma maneira natural e preventiva, além de liberar pontos de tensão, relaxar os músculos, trabalhar as articulações e melhora da circulação, como por exemplo, a massagem relaxante.

            Já os procedimentos estéticos, tem o objetivo principal de reduzir medidas, como as massagens redutoras, a drenagem linfática e a bambuterapia. “Elas irão ativar a circulação, desfazer nódulos de celulite, devolver uniformidade a pele e a camada adiposa, além de eliminar toxinas e líquidos retidos no tecido. Já o bambu será usado como um prolongamento das mãos para obter mais resultado”, explicou.

            Segundo Manuela, para começar a obter resultado na redução de medidas são necessárias em média, dez sessões. “É possível acelerar esse processo combinando as massagens com o uso de aparelhos, mas é preciso manter uma alimentação adequada e a prática de uma atividade física”, ressaltou.

            Há ainda a drenagem linfática pós-cirúrgica, que é um procedimento importante e delicado, mas que ajuda na eliminação de resíduos e desconfortos pós-operatórios. Por último, ela acrescenta que todas as técnicas são contraindicadas em casos de infecções, câncer, dermatites, doenças cardíacas ou renais graves.

Manuela Duque Loyola Tavares – Esteticista, especialista em linfoterapia, eletroterapia, fototerapia e laser. Atua como esteticista e é responsável pela clínica Manuela Estética, em Belo Horizonte.


Serviços:
Clínica Manuela Estética
Unidade Extra – 3245-4961 ou 3245-4963
Unidade Cidade Nova: 3582-9189
www.facebook.com/clinicamanuelaestetica
Siga-nos também lá: @
ManuelaEstetica

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Letra comemora crescimento de 100% em apenas um ano!

        

   
         Especializada na área da saúde e estética, a Letra Comunicação e Marketing amplia sua carteira de clientes e especialidades médicas atendidas. A partir desse mês, a assessoria passa a atender o Centro Médico Nova Lima, com 20 anos de atuação na cidade. A clínica foi a primeira do município e passa por uma fase de crescimento e desenvolvimento. Para acompanhar esse momento, a Letra irá assessorá-la, cuidando do planejamento, execução e avaliação das ações de comunicação e marketing da clínica.

          Dessa forma, a consultoria atinge cada vez mais seu objetivo de ser uma referência como uma assessoria de comunicação e imprensa dessas áreas. Hoje oferecemos fontes qualificadas e preparadas das seguintes especialidades: angiologistas; clínica médica; cirurgião plástico; fisioterapeutas; nutricionistas; ortopedistas; dermatologistas; esteticistas; farmacêuticos; educadores físicos; cardiologistas; psicológos; neurologistas; médico do trabalho; gastroenterologistas; urologista e veterinários.


          Além disso, a Letra comemora um crescimento de 100% em apenas um ano e a contratação de mais uma colaboradora. "No mesmo período do ano passado atendíamos quatro empresas e hoje temos uma caretira com oito clientes, que foram indicados em sua maioria, pelas próprias instituições que já atendemos. Ficamos muito felizes com esse resultado, que é um espelho do nosso trabalho e podendo ainda oferecer oportunidades para quem está começando na área," disse a diretora da empresa, Déborah Ribeiro.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pholia Negra e Pholia Magra: as novas cápsulas emagrecedoras

 
 
Segundo estudos, elas ajudam a eliminar peso e diminuem a gordura da barriga


Quando o assunto é emagrecer é sempre bom contar com uma ajuda. Segundo a nutricionista funcional Hellen Fernandes, consultora da Galgani Farmácia de Manipulação (BH) as cápsulas fitoterápicas de Pholia Negra e Pholia Magra ajudam a eliminar aqueles quilos a mais que insistem em aparecer na balança.


A especialista explica que a Pholia Negra é feita do extrato concentrado da planta indígena Ilex P. “Ela age no organismo com o retardo do esvaziamento gástrico. O que aumenta a plenitude gástrica”, conta. Ou seja, o uso do auxiliar natural faz com que a comida leve mais tempo para ser digerida, aumentando a sensação de saciedade no nosso organismo.


Segundo a especialista, a substância também diminui a formação da gordura visceral, aquela que se acumula no abdômen (nas vísceras como pâncreas, intestino e fígado) e que é considerada a grande vilã nos casos de doenças cardiovasculares.


A eficácia da Pholia Negra foi comprovada por um estudo feito pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). O resultado mostrou que a substância pode reduzir o sobrepeso em mais de 10% e a manutenção do peso chega a durar 12 meses.


Já a Pholia Magra é uma erva brasileira, conhecida como Ecalyculata vell. “Sua ação tem atividade inibidora do apetite e contribui para uma maior queima de gorduras localizadas, principalmente do abdômen”, explica a nutricionista. A substância também é considerada diurética e conhecida como ‘seca barriga’.


“O uso da Pholia Magra pode evitar o depósito de gorduras na parede das artérias coronárias, o que diminui os riscos de problemas cardíacos relacionados com o sobrepeso”, completa.

As duas substâncias são administradas em cápsulas e podem ser utilizadas ao mesmo tempo. A especialista recomenda que o paciente use de 50 a 250mg por dia da Pholia Negra. Já a indicação para o uso da Pholia Magra varia entre 150 e 300 mg diariamente.

 
“O tratamento deve ser realizado por 30 dias. Depois, é feita uma pausa de 30 a 60 dias, e aí ele pode ser retomado”, explica. Indica-se também que antes de iniciar o uso dos fitoterápicos a pessoa receba orientação de um profissional médico ou nutricionista, para evitar contra indicações ou alergias.


As cápsulas são encontradas em farmácias de manipulação e custam em média R$ 75,00 (30 cápsulas de Pholia Negra) e R$ 35,00 (30 cápsulas de Pholia Magra). Porém, um alerta. Para que o auxiliar natural seja eficaz, o paciente deve manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas.


Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação, Hellen Fernandes, para o Portal Dicas de Mulher.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Promoção incrível ANOVA Estética, confira!

Alimentação é essencial no tratamento das doenças de inverno

Com a chegada do frio o sistema imunológico fica fragilizado

Com a chegada do inverno vêm também as temidas "doenças de inverno". As baixas temperaturas, somadas à baixa umidade do ar e aos excessos de poluição das grandes cidades abrem as portas para essas doenças, que atacam, principalmente, o sistema respiratório.

Quem mais sofre com as doenças de inverno são crianças e idosos, mas todos estão suscetíveis às mudanças bruscas de temperatura e de clima, que fazem com que nosso sistema imunológico fique mais frágil. Alergia, asma, bronquite e gripe são as principais doenças, que embora não sejam letais, trazem grande desconforto.

Segundo Myrla Merlo, nutricionista clínica e esportiva, os cuidados com a alimentação podem ser fundamentais na prevenção dessas enfermidades. "Uma alimentação equilibrada em vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo (imunológico), deixando as pessoas menos susceptíveis às doenças de inverno", afirma.

No inverno, tende-se a diminuir a ingestão de frutas e saladas, por isso é importante ficar atento à ingestão de alimentos ricos em vitamina C como laranja, acerola, mexerica, abacaxi e morango; vitamina E encontrado nos óleos como soja, milho e azeite de oliva; Ômega 3 e Ômega 6 ricos em peixes e castanhas; carotenoides encontrados em vegetais de cores vermelhas, laranja e amarela; probióticos encontrados em iogurtes e leite fermentados e zinco encontrado em carnes, ostras e cereais. "Outro nutriente muito importante é a água, pois é essencial para dissolução do muco nos pulmões", alerta a nutricionista.
  
Como diz o velho ditado: prevenir é sempre melhor que remediar.

Fonte: Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, para o Jornal Pampulha.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

sexta-feira, 11 de maio de 2012

terça-feira, 8 de maio de 2012

Tratamentos para eliminar as estrias

Peeling e luz pulsada são recomendados pela especialista

Não importa se é na barriga, nas costas, mamas ou coxas - as estrias incomodam em qualquer parte do corpo. Comuns tanto em homens quanto mulheres, essas marcas surgem por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele.

Peeling
A esteticista Érika Miranda, da clínica ANOVA Estética, em Belo Horizonte, explica que o peeling funciona de forma similar aos ácidos aplicados em casa e pode ser usado para tratamento de todos os tipos de estrias, exceto quando há ulceração do local. "No entanto, ele deve ser combinado com outro tratamento, como peeling de cristal ou diamante, que promove uma pequena esfoliação local, além de estímulo da produção do colágeno", diz. 

 
Subcisão
Recomendada também para a retirada de celulites, a subcisão é uma técnica simples: são inseridas agulhas nas estrias que promovem o rompimento interno da fibrose no interior das células. "São realizados movimentos circulares suaves com as agulhas para causar um hematoma local", explica a esteticista Érika. O estímulo mecânico do movimento da agulha e o hematoma promoverão uma nova organização do tecido. Segundo os especialistas, essa técnica é útil para estrias largas e profundas.

Intradermoterapia
Recomendado para as estrias mais profundas, esse tratamento consiste na injeção ao longo das estrias de substâncias que provocam uma reação do organismo, estimulando a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneram. "Um exemplo de intradermoterapia é a carboxiterapia, que consiste na aplicação do gás CO2 na pele", diz a esteticista Érika. Outros tipos também incluem vitamina C, trissilinol e X-adene. Para todos os casos, as aplicações são feitas em 10 a 12 sessões semanais, sempre acompanhadas de um anestésico.

Luz Pulsada
O tratamento com luz pulsada é indicado para estrias mais recentes e usa uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser. "Assim como nos aparelhos de laser, essa luz gera calor na pele, estimulando o colágeno", esclarece a esteticista Érika.

Fonte: Entrevista da esteticista da clínica ANOVA Estética, Érika Miranda, para o Portal Minha Vida.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Grupo de Corrida pode ser uma boa opção para a saúde

Cada vez mais comum nas cidades, a corrida exige alguns cuidados especiais.
            Os grupos de corrida estão se tornando cada vez mais comuns e é uma das grandes febres do momento, não só entre os esportistas, mas também entre as pessoas que ainda não praticam nenhum tipo de atividade física. São formados por pessoas de qualquer idade, homens e mulheres, com o intuito de praticar uma modalidade esportiva urbana fácil, bem orientada e de baixo custo.
            Mas, de acordo com o especialista em medicina esportiva e coordenador do Grupo de Corrida da clínica Da Matta Fisio, Dr. Octacílio da Matta Lopes, alguns cuidados devem ser tomados para se correr de maneira segura. “Orientamos que seja feita previamente as avaliações ortopédica, cardiológica, nutricional, fisioterápica e fisiológica”.
            O médico lembra que a prática da corrida não é indicada para quem possui problemas de desgastes articulares, algumas patologias cardíacas, entre outras. Porém, quando bem orientado, o esporte representa vários benefícios à saúde do praticante. “A atividade pode trazer uma melhora das condições aeróbica, cardiovascular, osteomusculares, além de promover o bem estar físico e psicológico”, afirmou o especialista.
            Ele destaca que o grupo de corrida da clínica Da Matta fisio é formado por vários profissionais experientes, com formação acadêmica e científica, que oferecem condições ideais e seguras para quem deseja correr. “O nosso diferencial é oferecer avaliações especificas e prévias para a prática da corrida, proporcionando assim, a prevenção de problemas que podem surgir com a atividade”, explicou.
Dr. Octacílio da Mata Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube, atua na clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.
Informações:
Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/MG 
Contato: (31) 3484-1857
 
Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação
Letra Comunicação e Marketing
(31) 3564-7990 / 8429-7565

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Clínica Sander passa a ser atendida pela Letra


Letra Comunicação e Marketing amplia as especialidades médicas atendidas


Especializada na área da saúde, a Letra Comunicação e Marketing oferece diversas fontes qualificadas, como nutricionistas, ortopedista, dermatologista, esteticistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, cardiologista e veterinários.


A partir desse mês, a Letra amplia as especialidades atendidas e passa a cuidar da Assessoria de Comunicação e Marketing da Clínica Sander, especializada no tratamento da obesidade com uso do Balão Intragástrico, com uma equipe multidisciplinar treinada e capacitada para realizar esse tipo de procedimento.


Dr. Bruno Queiroz Sander – Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em cirurgia geral pelo Hospital Luxemburgo, gastroenterologista pela Universidade Gama Filho e em Endoscopia Digestiva pelo Hospital Amparo. Possua ainda curso de Procedimento Endoscópico de introdução e retirada de Balão Intragástrico, em São Paulo. Hoje é médico e responsável pela Clínica Sander, em Belo Horizonte.


Todos nossos profissionais estão sempre à disposição para melhor informar, esclarecer e orientar a sociedade a respeito de todos os assuntos que envolvem essas áreas.
Informações: www.clinicasander.com.br

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A importância da Uroginecologia para as gestantes


Especialista explica quais são os benefícios da fisioterapia para as futuras mamães

            O período gestacional gera diversas alterações no organismo feminino, o que muitas vezes demanda adaptações às novas condições físicas. Para contribuir com as grávidas, a fisioterapia uroginecológica previne e reabilita as disfunções do assoalho pélvico, auxiliando na preparação para o parto, melhora na qualidade de vida da gestante e no período pós-parto, tudo isso por meio de exercícios específicos.

            A fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, Fabiana Souza, explica que durante o período pré-parto, a Uroginecologia ajuda a orientar a futura mamãe em relação à postura que deve ser adotada durante as atividades diárias, principalmente, no processo de amamentação e cuidados com o bebê, evitando dores. “Além disso, a fisioterapia vai ajudar a gestante a manter a força muscular, melhorar ou manter a capacidade cardiovascular e sua flexibilidade”, completou.

            Já no período pós-parto, a fisioterapia atua proporcionando o bem-estar da mulher, até que seu organismo volte às condições anteriores ao processo de gestação, amenizando as queixas e melhorando a sua qualidade de vida, isso é possível através de um programa educativo e terapêutico. Segundo a especialista, a técnica ajuda ainda a garantir um retorno rápido da função muscular que, possivelmente, foi comprometida.

Serviços:

Fonte: Fabiana Souza – Fisioterapeuta, especialista em Uroginecologia. Atua na clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 – Cidade Nova – BH/MG
Contatos: (31) 3484-1857

Aproveite a promoção da ANOVA Estética no mês das mães!