segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma homenagem ao Dia Nacional da Mulher

Tire suas dúvidas sobre a castração de cães e gatos!

Confira a entrevista do médico veterinário da clínica Prof. Israel, Dr. Leonardo Lucas, sobre os benefícios da castração de animais, na Revista BHNEWS.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Escolas também podem ajudar no diagnóstico de escoliose

 
 
A posição errada das crianças ao se sentarem nas salas de aula ou ao carregarem o material pode causar sérios desvios na coluna. Um deles é a escoliose, detectada por meio de um exame bem simples feito por um médico e que leva menos de um minuto.

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a direita ou esquerda, com rotação e inclinação, que resulta num formato da coluna em "S" ou "C". "Essa alteração pode ter causas neuromusculares, pós-traumáticas, congênitas (malformação das cartilagens de crescimento das vértebras) e idiopáticas (de causa desconhecida)", conta a Dra. Clarissa Santiago, fisioterapeuta e instrutora da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

O problema é mais frequente no sexo feminino e o diagnóstico é feito geralmente na adolescência, período de maior desenvolvimento ósseo. Os próprios pais devem observar a postura dos filhos ao dormir, ao sentar no computador ou ao jogar um vídeo game e levá-los ao médico, caso percebam alguma alteração.

Uma escoliose discreta também pode ser identificada num exame físico de rotina na escola. "O professor desconfia do desvio de coluna ao perceber que o aluno apresenta um ombro ou um quadril mais baixo do que o outro ou se a roupa não apresenta um caimento adequado", conta a fisioterapeuta.

Já a avaliação física e postural deve ser realizada pelo educador físico em conjunto com um fisioterapeuta. "A identificação precoce facilita a correção da postura escoliótica, seja com indicação de fisioterapia, orientações posturais, natação, massagem, entre outros.", comenta Dra. Clarissa.

E acrescenta: "Pode-se também fazer o Teste de Adams, que consiste em ficar atrás do aluno e pedir a ele que flexione o corpo para frente com os braços ao longo do corpo". Após identificar uma alteração deve-se encaminhar a pessoa para o pediatra ou ortopedista para averiguar a gravidade do problema. "O diagnóstico é rápido e consiste num exame clínico (avaliação postural) e um raio-X, o qual mede-se os ângulos das curvaturas", diz a fisioterapeuta.

Diagnóstico nas aulas de balé

A jornalista Raquel Khum descobriu que tinha escoliose aos 10 anos nas aulas de balé. "Minha professora percebeu que havia algo errado. Eu estava com quase 28 graus de curva, um estágio avançado para a minha idade na época. Como estava em fase de crescimento tive pouco tempo para ‘conter’ o problema. Fiz hidroterapia, fisioterapia, RPG, colete e até fui considerada um caso cirúrgico", conta.

Raquel pensa que, independente da gravidade do problema, é sempre importante que ele seja diagnosticado precocemente. "Até hoje o médico não descobriu a origem da minha escoliose: se é congênita (hereditário), se foi causada durante o parto ou se foi a má postura. Sofri muito tentando correr contra o tempo perdido", lamenta.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Redução do peso e desintoxicação do organismo


Uma semente, várias soluções: conheça a Chia
            A cada dia que passa as pessoas procuram ainda mais por alimentos que auxiliem na saúde. Está aí o motivo do sucesso da Chia, uma semente originária do México e da Colômbia, que ajuda na redução do peso, na desintoxicação do organismo e muito mais. Os benefícios da chia estão nos seus valores nutricionais. Ela é rica em proteínas e tem boa qualidade de fibras dietéticas, que são ideais no auxílio do emagrecimento.
Por se tratar de uma semente mucilaginosa repleta de fibras, ao entrar em contato com a água forma um gel no estômago, podendo absorver até 10 vezes o seu peso em água e deixar a digestão mais lenta. Ela desencadeia e prolonga a saciedade efetiva. Melhora também o trânsito intestinal e a capacidade de absorção da glicose.
De acordo com a nutricionista e consultora da Farmácia Galgani, Viviane Paixão, a Chia é indicada na prevenção e controle de problemas cardiovasculares; no controle do diabetes; em dietas, entre outros. “A única contraindicação da chia são para as pessoas que possuem divertículos”, afirma a especialista.
            O consumo da semente é fácil e diverso, pode ser ingerida direto do pacote, misturada em suco, vitaminas, iogurte, cereal, nas saladas de folhas e verduras, com frutas ou mesmo em um alimento de sua preferência. Procure hidratar as sementes, mas não as triture, ela pode perder algumas de suas propriedades.
Fonte: Viviane Paixão – Nutricionista especialista em nutrição clínica funcional. Atua como consultora da Galgani Farmácia de Manipulação.

Informações:
Galgani Farmácia de Manipulação
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 3241-7971

terça-feira, 24 de abril de 2012

Outono é a estação ideal para tratar a pele


Exposição reduzida ao sol e cuidados especiais:
a combinação perfeita para a sua pele.
Maior órgão do corpo humano, a pele sofre com as alterações de temperatura. Com a chegada do outono é hora de se livrar dos resultados do excesso de sol, das células mortas acumuladas durante o verão e preparar a pele para a nova estação. O clima mais frio e seco desse período deixa a pele mais ressecada, que ainda pode piora com os banhos quentes. Mas a exposição reduzida ao sol torna essa estação ideal para os tratamentos dermatológicos.
De acordo o diretor e dermatologista da clínica ANOVA Estética, em Belo Horizonte, Dr. Carlos Rodrigo Miranda, alguns procedimentos podem ser feitos para garantir uma pele mais bonita e saudável. “O primeiro passo é fazer uma limpeza de pele profunda, para deixá-la mais lisa e sedosa. Mas, para deixar a pele hidratada, deve-se usar sempre o filtro solar e evitar banhos muito quentes”, orientou.
Outra boa opção para renovar a pele são os peelings, que promovem uma esfoliação profunda, removem as células mortas e dão um aspecto uniforme. “Os tratamentos com peeling podem ser químicos (ácidos), mecânicos (diamante ou cristal) ou físicos (laser, luz pulsada). Eles ajudam a atenuar rugas, marcas de expressão e estimular a produção do colágeno, proteína que dá sustentação à pele”, afirma.
A depilação a laser também pode ser retomada nessa época, esse tipo de aplicação não é recomendada no verão, já que é estritamente proibido tomar sol durante o tratamento. “O laser age de acordo com a quantidade de melanina existente na pele. Por isso, quanto mais escuro for o pelo e mais clara for a pele, melhor será o resultado”, explica o dermatologista.
Ele lembra que essa atenção é indicada para homens e mulheres, os cuidados evitam o ressecamento da pele e o aparecimento ou agravamento de doenças dermatológicas.
Dr. Carlos Rodrigo Miranda - Formado em Medicina pela UFMG, especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clinicas da UFMG, com curso de Medicina Estética pelo IUCAP Instituto Universitário Camargo Pedrosa. Diretor e dermatologista da clínica ANOVA Estética, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica ANOVA Estética
Rua Nelson Soares de Faria, 459 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3482-1461

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Energéticos no trabalho

Trocas inteligentes para o famoso cafezinho no trabalho

As pessoas estão acumulando cada vez mais funções e, por conseqüência, descansam menos. Para driblar o cansaço, tomar café o dia inteiro ou outro tipo de estimulante tornou-se um hábito. Entretanto, os profissionais da saúde alertam que o excesso dessas bebidas pode fazer muito mal à saúde.

A primeira coisa a ser discutida aqui é a diferença entre os estimulantes e os alimentos energéticos. Os energéticos são necessários para o corpo, pois são eles que nos dão força para andar, falar, trabalhar e assim por diante.

"Os principais nutrientes energéticos são os carboidratos, eles são nossa fonte primária de energia, tanto em nível de sistema nervoso quanto em nível muscular. Mas deve-se ter controle, porque abusar de carboidratos pode aumentar o peso", explica a nutricionista Dra. Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio.

Os estimulantes, por outro lado, agem diretamente no sistema nervoso central e são utilizados com o objetivo de aliviar a dor, aumentar a sensação de bem-estar e dar mais disposição. "O principal representante dos estimulantes é a cafeína, encontrada no café, chá mate, preto e verde, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola", conta a Dra. Myrla.

A nutricionista Dra. Maria Fernanda da Silva, do Hospital Odete Valadares, explica que em doses pequenas, chocolate, açúcar e café podem ser altamente energizantes. O que os tornar vilões é quando são consumidos em excesso. "Essas substâncias aceleram o funcionamento do cérebro, e com esta hiperexcitabilidade aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite", alerta. "Apesar de aumentar a capacidade física para o trabalho e esportes diminui o desempenho do usuário nessas atividades. Muitos deles se relacionam com o fato de a pessoa ser incapaz de avaliar sua condição física e psicológica, quando está sob ação da droga", completa.

Em altas doses os estimulantes também podem causar elevação da pressão arterial e da frequência cardíaca, irritabilidade, ansiedade e dores de cabeça, além de uma dependência desta substância. "A ação inibidora desses alimentos sobre receptores do neurotransmissor adenosina causa a redução da frequência cardíaca, da pressão sanguínea e da temperatura corporal, que acontece quando somos acometidos pela sensação de cansaço e sono", explica a nutricionista Beatriz Pagnanelli.

Por outro lado, a profissional lembra que a cafeína exerce um efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de alguns outros neurotransmissores e hormônios, tais como a epinefrirna (adrenalina), que preparam o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração e eleva a tensão arterial.

A Dra. Maria Fernanda conta que temos muitos alimentos que são ricos em energia, que podem ser consumidos de maneira saudável. "Prefira sempre carboidratos com fibras, pois têm um índice glicêmico mais baixo que os carboidratos refinados, como o açúcar, mantendo a glicemia sanguínea mais estável por um tempo maior."

Quando for necessário um auxílio para estimular o organismo, Dra. Maria Fernanda apresenta alternativas além do conhecido cafezinho. Ela conta, por exemplo, que as barras de cereais possuem carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais e ajudam a manter a energia.

"Bebidas isotônicas são ricas em sais minerais e carboidratos de rápida absorção, além de hidratar a refrescar o corpo, auxiliar na reposição dos sais minerais perdidos pelo suor e ainda fornecer energia extra. As frutas desidratadas também são uma forma prática e saborosa para proporcionar carboidratos, vitaminas e sais minerais ao organismo."

E lembre-se: para que seu organismo funcione sem complicações você deve ter uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos tem que estar na nossa rotina diária.


Fonte: Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, para o site Vila Mulher, do Portal Terra.

Um arco-íris no prato

É difícil encontrar uma dieta variada e equilibrada que possua grande quantidade e diversidade em nutrientes, e as cores nos alimentos podem ajudar muito nessa batalha.


Desde pequeno, escutamos de nossa mãe que é preciso manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Um verdadeiro arco-íris dentro do prato. Crescemos, e agora é a nutricionista que puxa a nossa orelha. Principalmente na hora do almoço, em que nos deparamos com aquele buffet repleto de iguarias deliciosas. Mas não se esqueça: o ideal é que o prato esteja ser preenchido com alimentos saudáveis, cheios de nutrientes e coloridos.

Cada um no seu quadrado

Só porque um alimento possui determinada cor não quer dizer que é mais saudável do que o outro. “A coloração determina que ele é predominante em um determinado nutriente, mas em sua composição também existem outros, podendo estar em menor quantidade”, explica a nutricionista Pollyana Ayub. E não adianta ingerir o alimento apenas uma vez por semana. “É necessário comer todos os dias para se ter um aporte garantido de todos os nutrientes necessários à prevenção e curas de doenças, ou mesmo a manutenção da saúde”, conta Hellen Fernandes, nutricionista clínica e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, em Belo Horizonte.

Paleta dos alimentos

Conheça cada cor, os alimentos que elas representam, seus nutrientes e a importância para o nosso organismo:

Verde: alimentos como brócolis, couve, espinafre e kiwi são fonte de ferro e vitamina K, prevenindo a anemia e melhorando a coagulação do sangue, a memória e a formação óssea. Além disso, auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

Roxo: uva, beterraba e amora são alguns exemplos dos alimentos que possuem elevada atividade antioxidante. Protegem o DNA das lesões causadas pelos radicais livres e funcionam como um protetor solar (o que não te deixa livre de usar o seu todos os dias no corpo e no rosto).

Vermelho: morango, tomate e melancia podem prevenir contra o envelhecimento precoce e ainda contra o câncer de próstata (avise o bofe que vai rolar uma saladinha hoje!).

Marrom: alimentos como nozes, aveia e cereais são ricos em vitaminas do complexo B e E, melhorando o funcionamento do intestino e combatendo até sinais de depressão.

Branco: arroz, batata, leite e seus derivados contêm cálcio e potássio, que são importantes para a formação e manutenção dos ossos, e ainda são imprescindíveis para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Amarelo-alaranjados: laranja, mamão, manga e mexerica possuem fontes que no corpo se transformam em vitamina A, boa para a pele, visão, e para manter imunidade sempre em alta.

Fonte: Portal Armário Feminino.

Saúde Bucal dos Animais

Confira a entrevista do médico veterinário da clínica Prof. Israel, Dr. Leonardo Lucas, sobre a saúde bucal dos animais, na Revista BHNEWS.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Comer brócolis pode combater o câncer de mama

 
Mais um bom motivo para incluir brócolis na dieta: pesquisadores da Universidade de Vanderbilt (EUA) descobriram que o consumo de vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, pode ajudar no combate ao câncer de mama. O estudo envolveu cerca de 5.000 mulheres chinesas com idades entre 20 e 75 anos que foram diagnosticados com qualquer estágio de câncer de mama entre 2002 e 2006.

Essas mulheres preencheram questionários detalhados sobre seus hábitos alimentares no início do estudo, outro após 18 meses e um terceiro 36 meses mais tarde. As mulheres foram divididas em três grupos, conforme a quantidade de vegetais crucíferos consumida por dia - 150 gramas, 100 gramas e 54 gramas de vegetais por dia.

Cerca de cinco anos após o diagnóstico, as mulheres que comeram 150 gramas de vegetais crucíferos por dia eram 42% menos propensas a morrer por câncer de mama e 58% menos propensas a morrer por qualquer outra causa, em comparação com as mulheres que ingeriram as menores quantidades de brócolis e couve-flor. Além disso, o maior consumo de brócolis também pode diminuir em 19% as chances de o câncer de mama voltar.

Segundo os pesquisadores, esses vegetais contêm grandes quantidades de compostos chamados glucosinolatos, que apresentam propriedades anticâncer. Eles recomendam o consumo de pelo menos uma xícara aproximadamente por dia ? o equivalente a 150 gramas.

Aproveite sete benefícios dos brócolis


Tem gente que torce o nariz só de olhar para eles, mas a quantidade de nutrientes que os brócolis fornecem é um bom incentivo para mudar de ideia e incluir o vegetal na dieta. "Ele é ótima fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C", afirma a nutricionista clínica e esportiva Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte. Diversos estudos científicos apontam os benefícios dos brócolis à saúde: proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino e até reforça a imunidade estão na lista. Confira a seguir.

Mais imunidade


"Em 100 gramas de brócolis cozidos, há aproximadamente 50 mcg de ácido fólico ou vitamina B9", afirma a nutricionista Ingrid Bigotto, da Oligoflora SPA. Segundo ela, há estudos apontando a ação dessa vitamina na regulação das concentrações de homocisteína - quando esse aminoácido está presente no sangue, em grandes concentrações, aumenta o risco de doenças cardíacas.

"O ácido fólico também é importante para garantir uma gravidez saudável, melhorar a imunidade do organismo, beneficiar o sistema nervoso e permitir o bom desenvolvimento das células sanguíneas, ou seja, evitar a anemia", afirma a nutricionista Myrla.

Menos complicações do diabetes


Especialistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontam mais um benefício do sulforafano: produção de enzimas que protegem os vasos e de moléculas capazes de reduzir danos causados às células pelo excesso de açúcar. A descoberta interessa, especialmente, os pacientes com diabetes, vítimas de danos aos vasos sanguíneos.

Pulmão protegido


Mais um ponto para o sulforafano: eliminar bactérias que afetam os pulmões. Um estudo publicado na revista americana Science Translational, feito no Universidade Johns Hopkins (EUA), constatou que os brócolis são capazes de melhorar a condição de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ao ajudar os pulmões na eliminação de substâncias nociva.

Fora gastrite!


De acordo com um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, o sulforafano dos brócolis reduz o nível de infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Esse microorganismo infecta a mucosa do estômago e pode provocar úlcera, gastrite e até mesmo câncer de estômago.

Especialistas do US National Institute on Aging observaram que adultos habituados a consumir, pelo menos, 400 microgramas de ácido fólico por dia tinham um risco 55% menor de desenvolver Alzheimer. Cientistas da Dundee University (Reino Unido) também acreditam que o sulforafano do brócolis pode ajudar o cérebro a se manter ativo e em ótimo funcionamento com o avanço da idade.

Prevenção e combate de artrite


Artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações, causada pela quebra da cartilagem que as protegem. Especialistas da Universidade de East Angliaum, na Inglaterra, incentivam o consumo de brócolis para ajudar a prevenir e tratar esse problema, uma vez que o sulforafano pode diminuir essa destruição da cartilagem. Embora o sulforafano também seja encontrado em outros vegetais, como couve-flor e repolho, está em maior concentração nos brócolis. "A quantidade encontrada nesse vegetal varia de 214mcg/g a 499mcg/g", afirma a nutricionista Myrla.


Fonte: Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, para o Portal UOL.

Óleos funcionais ajudam a emagrecer

Sabe aquelas indesejáveis gordurinhas que tanto nos incomoda? Elas podem ser reduzidas com apenas duas colheradas diárias de óleo funcional, entre eles, o óleo de coco, de linhaça e de cártamo. Usados na medida correta, esses produtos auxiliam não apenas no emagrecimento, mas também na melhoria da qualidade de vida.

"Por conter ômegas 3, 6 e 9, os óleos funcionais são anti-inflamatórios (ação que ajuda a regular os hormônios). A mulher sente o ciclo menstrual equilibrado, TPM mais suave, menos inchaço e menor propensão em acumular gordura na barriga", explicou Dra. Hellen Fernandes, nutricionista clínica e consultora da Galgani, farmácia de manipulação localizada em Belo Horizonte.

A especialista ressaltou que o consumo desses óleos é saudável, pois são de origem vegetal e não alteram o colesterol ou triglicérides. "Possui em sua composição um tipo de ácido graxo (TCM - Triglicerídeos de Cadeia Média), que é um tipo de gordura que é rapidamente digerida e absorvida, levando à termogênese, ou seja, maior gasto energético".

Mas antes de tomar, consulte um profissional que avaliará qual é o óleo ideal para o seu corpo, pois cada um tem as suas propriedades que podem ser benéficas para uma pessoa e maléficas para outra. Mais ainda: muito cuidado com a dosagem, pois geralmente eles são calóricos e podem acabar prejudicando o seu processo de emagrecimento saudável.

Se você ainda não conhece os benefícios de cada óleo funcional, a nutricionista Hellen Fernandes separou uma lista com oito deles para você garantir uma boa forma, saúde e uma pele desejável. Acompanhe:

Óleo de Linhaça
Rico em ácidos graxos que estimulam a saciedade, o óleo da semente de linhaça auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL. "Ele diminui o colesterol total e o mau
colesterol, protege de doenças cardiovasculares e doenças cancerígenas na mama e próstata. Outro benefício do consumo deste óleo é a prevenção dos sintomas da menopausa", disse a nutricionista.

Óleo de Coco
"O
óleo de coco é antioxidante, retarda o envelhecimento, previne doenças como o câncer e reduz as taxas de colesterol sanguíneo. Ele promove também saciedade ao corpo e sua gordura é rapidamente digerida, absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, aumentando gasto energético", ressaltou Hellen Fernandes. Seus efeitos também são sentidos no sistema imunológico do corpo, já que cerca de 50% da gordura do coco é composta por ácido láurico (ácido graxo), de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.


Além da ingestão, esse óleo também pode ser utilizado com finalidades cosméticas como hidratante, melhorando a elasticidade e garantindo uma aparência mais jovem e sadia à pele. É ideal para a prevenção de estrias que podem ocorrer durante a gestação.

Óleo de Cártamo
De acordo com a nutricionista, o óleo de cártamo proporciona aumento de massa magra, redução da aterosclerose, potencialização da mineralização óssea, fortalecimento da imunidade e diminuição das concentrações de LDL ("mau colesterol") no sangue. Antioxidante natural possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim no controle da obesidade.


Óleo de Gergelim
"O óleo de gergelim é fonte de ácidos graxos insaturados, oléico ou ômega 9, linoléico ou ômega 6 e alfa-linolênico. Entre os constituintes menores do óleo de gergelim, encontram-se a sesamina, a sesamolina e o sesamol, que possuem importante ação
antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce", resumiu a especialista. Por possuir todos os tocoferóis (alfa, beta, gama e delta) em sua composição natural, é antioxidante natural e protege as células contra a ação dos radicais livres. Outra vantagem é que ele possui níveis elevados de vitamina E que alivia os sintomas da TPM.

Óleo de Abóbora
O óleo de semente de abóbora possui propriedades antioxidantes por ser abundante em vitamina E, alfa-tocoferol e gama-tocoferol. "É também fonte de Vitamina A e complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e selênio, além de ácidos graxos ômega 6. Carotenóides tais como alfacaroteno e betacaroteno que são poderosos antioxidantes", relatou a nutricionista. Ele pode prevenir câncer de próstata, inibir a inflamação ou o crescimento do tecido prostático e é utilizado pela medicina popular também como diurético e vermífugo.

Óleo de Amêndoas
"Rico em ácido oléico ou ômega 9, ácido linoléico ou
ômega 6, ácido palmítico, ferro, cálcio e fósforo é a garantia de um excelente funcionamento do organismo", explicou a nutricionista. O óleo de amêndoas é muito utilizado no preparo de licores e produtos de confeitaria e receitas culinárias, bem como em saladas e refogados. Seu uso cosmético amacia e tonifica a pele, alivia coceira e possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes e nutritivas. "Existem dois tipos de Amêndoa: a doce e a amarga. Apenas a doce é indicada como alimento, pois a amarga contém ácido cianídrico, que é uma substância que pode causar antoxicação", acrescentou Hellen.

Óleo de Girassol
É um óleo de alto valor nutritivo e se difere dos outros óleos vegetais por seu teor de ácidos graxos insaturados (oléico, linolênico e principalmente o linoléico), que ajudam a eliminar o excesso de colesterol do organismo. "Esta característica garante ao óleo de girassol propriedade reguladora em doenças cardíacas. Ele também tem ação emoliente e auxilia na cicatrização", afirmou a especialista.

Óleo de Macadâmia
É o único óleo vegetal que contém grande quantidade de ácido palmitoléico, um ácido graxo monoinsaturado. Em sua composição é possível encontrar ômega 9 e ômega 7, que reduzem os efeitos do envelhecimento precoce. "O ácido palmitoléico (ômega 7) pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente nos bebês, crianças e adolescentes, mas à medida que ocorre o envelhecimento, a quantidade desse ácido graxo na pele diminui", finalizou Hellen Fernandes.

Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani, Hellen Fernandes, para o Portal Vila Mulher.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O que é a Uroginecologia?

Técnica previne e reabilita diversas disfunções ajudando os pacientes a retornarem para suas atividades do dia-dia
A incontinência urinária afeta milhões de brasileiros todos os anos. Muitos sintomas não são percebidos pela maioria das pessoas, que na verdade sentem um incômodo diário, mas desconhecem a causa ou como curar a dor. Entre tantos sintomas, destaca-se principalmente a perda involuntária da urina pela uretra, que pode ocorrer durante os momentos de atividade física.
De acordo com a fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, Fabiana Souza, a Fisioterapia Uroginecológica previne e reabilita as disfunções do assoalho pélvico em homens, mulheres e crianças. “É possível tratar disfunções como perda fecal e urinária por esforço e/ou urgência, flatulência, intestino preso, disfunções sexuais, dores pélvicas, pré e pós-cirúrgicos”.
Ela acrescenta que a técnica também auxilia na preparação para o parto, melhora na qualidade de vida da gestação e no pós-parto.
Já o tratamento é realizado por meio de exercícios específicos, como contrações isoladas do períneo em diferentes posturas. “Utilizamos para o tratamento um aparelho de eletroestimulação, caso seja necessário”, disse.
A especialista explica que pacientes que estão com essas disfunções, geralmente se afastam da sociedade e acabam se tornando depressivos. “O tratamento melhora e diminui as disfunções, fazendo com que eles retornem as suas atividades”.
Além disso, ela ressalta que ainda existe certo preconceito e medo por parte dos pacientes nos processos de tratamento, por estar relacionado a um sistema do corpo muito delicado. “Por isso, fazemos questão de que os pacientes se sintam seguros com um acompanhamento individual e indolor”, afirmou.
Serviço: Fonte: Fabiana Souza – Fisioterapeuta, especialista em Uroginecologia. Atua na clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

Informações:

Clínica Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 – Cidade Nova – BH/MG
Contatos: (31) 3484-1857

Mitos e verdades sobre a castração dos animais de estimação


Além de prevenir doenças, a castração melhora a qualidade de vida dos animais.

A castração ainda é um assunto bastante polêmico para os proprietários de animais de estimação. Ela está muitas vezes associada à imagem de cães e gatos gordos e de uma cirurgia cruel, que vai “mutilar” o animal. Mas, é preciso saber o que há de falso e verdadeiro sobre a castração e entender bem quando ela é recomendada.

De acordo com o veterinário da clínica Professor Israel, Dr. Luiz Fernando Lucas Ferreira, a castração é indicada para prevenir e tratar várias doenças, como infecção e hemorragia uterina, cistos, tumores ovarianos, além de casos de gestação indesejada e gravidez psicológica, que é muito comum na cadela. “A questão da possibilidade de obesidade vai depender do tipo de dieta e se o animal pratica alguma atividade física”, afirmou.

Ele completa que em se tratando dos tumores de mama, a castração de gatas e cadelas, antes do primeiro cio, previne completamente esse tipo de doença. Além disso, no caso dos machos, a castração cessa o estimulo de “marcar território”, prevenindo o aparecimento de problemas na próstata.

Segundo o especialista, a recuperação após a cirurgia é rápida e dura cerca de sete dias. “Nesse período, o animal deve ficar em repouso até a remoção dos pontos cirúrgicos e em alguns casos é recomendado utilizar cola para evitar que os animais lambam ou mordam os pontos”, explicou.

O veterinário ressalta que não há contraindicação para a realização da cirurgia, desde que o animal tenha mais de quatro meses de idade. Mas, os donos devem ficar atentos a alguns cuidados ao realizar esse tipo de procedimento no animal. “É preciso fazer uma avaliação clínica do animal, acompanhado de exames laboratoriais, como hemograma completo da função renal e hepática”, esclarece.

O custo médio para realizar esse tipo de cirurgia em consultórios particulares é: no caso das fêmeas R$ 450,00, já em machos de R$ 300,00, mais o custo da anestesia, que gira em torno de R$ 120,00.

Serviços:
*A clínica veterinária Professor Israel oferece mensalmente 10 cirurgias gratuitas para cães e gatos, que foram adotados ou de pessoas com baixa renda, sem condições para arcar com o custo da cirurgia, para que continuem com seus animais.
Clínica Veterinária Professor Israel
Rua Raul Pompéia, 54 - São Pedro -BH/MG - Tel.: (31)3281-5242
www.professorisrael.com.br

Fatores genéticos não são as únicas causas da obesidade infantil

Pais têm papel fundamental na prevenção da obesidade dos filhos
O Ministério da Saúde divulgou dados que compravam que os brasileiros se alimentam mal e que o número de obesos já passa de 15% da população. Engana-se quem pensa que essa é uma realidade apenas dos adultos, as crianças também fazem parte dessa realidade.
A obesidade infantil é multifatorial, segundo estudos populares, 80% das crianças com pais e mães obesos têm 40% de chance de também ser obesas. Enquanto se nenhum dos pais apresentarem obesidade, o risco é de apenas 7%.
Mas, a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, Hellen Fernandes, indica que fatores ambientais e ainda, uma incidência dos fatores psicossociais são expressivos responsáveis pela obesidade “A própria mídia contribui para isso, pois é contraditória, ou seja, cobra da sociedade um padrão de beleza, porém oferta fast foods o todo tempo”, comentou.
De acordo com a especialista, os cuidados devem ser prematuros, ou seja, iniciar na amamentação, sendo esse o alimento exclusivo até os 6 meses de vida. Depois a alimentação deve respeitar a saciedade da criança, ofertar alimentos de preferência naturais e evitar os industrializados.  No decorrer do desenvolvimento, o refrigerante deve ser substituído pelo suco de frutas, evitar a gordura saturada e incentivar a atividade física recorrentemente.
Para as crianças já obesas, a nutricionista deixa algumas dicas valiosas: os pais são fundamentais nesta fase, o limite é o primeiro passo, deve-se colocar no prato somente a quantidade a ser ingerida; não ofertar líquidos durante as refeições; não usar alimentos como moeda de troca para as tarefas diárias; não levar a criança para as compras mensais de supermercado. Os próprios pais devem ser exemplos para uma vida saudável.
Lembre-se que uma criança obesa tem expressiva chance de ser um adulto obeso.
Serviços:
Hellen Fernandes – Nutricionista clínica, especializanda em nutrição clínica funcional. Atua como consultora da Galgani Farmácia de Manipulação.
Informações:
Galgani Farmácia de Manipulação
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 3241-7971

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Chegou a hora de malhar

Estética e qualidade de vida na mesma atividade
Aproveite os benefícios da musculação

Já se foi o tempo em que a musculação era atividade exclusiva de atletas fisiculturistas. Hoje, depois de vários estudos e com o avanço da ciência esportiva, sabe-se que a musculação traz uma série de benefícios não só para a estética, mas também para a saúde e a qualidade de vida dos praticantes.

A atividade não tem contraindicação, pode ser praticada em qualquer idade, claro, sempre observando as características de cada indivíduo. Entre os principais ganhos estão: emagrecimento, melhora da postura, ganho de força, prevenção de doenças, rejuvenescimento, enrijecimento, condicionamento, sensação de bem estar e outros.

Alguns cuidados são essências para alcançar esse sucesso da musculação. É importante procurar uma academia com profissionais habilitados. Um professor capacitado remete a um treinamento adequado e exercícios devidamente executados, evitando lesões e outros problemas. A avaliação física, onde se observa as características do aluno e identifica seus objetivos, cumpre um importante papel no treinamento da musculação.

Mesmo com tantos benefícios, é muito comum o abandono da prática logo no início das atividades. Veja algumas dicas que podem contribuir para a continuidade dos exercícios:

1) Tenha consciência dos grandes benefícios que a musculação pode trazer para sua saúde. Nosso corpo é uma máquina e como toda a máquina precisa de manutenção.

2) Torne a musculação um hábito. Separe os dias e os horários para o treino. Malhe pelo menos três vezes por semana. Se não tem tempo para treinar por uma hora, treine meia hora, mas não deixe de se exercitar.

3) Não espere por resultados rápidos. Eles virão, mas com o tempo. Se você levou um ano para engordar, não será em um mês que vai emagrecer.

4) Quando você começar a perceber as diferenças, ficará mais fácil. Boa sorte!

FONTE: Marco Túlio Dias Oliveira. Graduado em Educação Física e Pós-graduado em Fisiologia e Prescrição do Exercício. Professor e Personal Trainer da Academia Sprint Fitness. Cref: 013669-G\MG

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cheirar os alimentos ajuda a perder peso?


 
Para quem quer perder peso, umas das tarefas mais complicadas é mudar a alimentação. Aprender a deixar de consumir uma determinada quantidade de comida ou de doces tira o sono de quem está de mal com a balança, fazendo com que a dieta seja sempre adiada.
         
Tentando dar uma forcinha para quem deseja fazer as pazes com a balança e aderir a uma alimentação saudável, a empresa Vaportrim lançou no mercado uma linha de produtos que possui apenas o aroma de guloseimas calóricas como torta de maça, torta de limão, muffin e até chocolate, com o intuito de auxiliar as pessoas que estão tentando perder peso.

A ideia é saciar o desejo apenas com o cheiro do alimento. A grande questão é até que ponto isso é aceitável.

Estudos comprovam que 70% do sabor dos alimentos são captados através do olfato. "Apesar de serem derivados de nervos diferentes, o cheiro e o gosto estão intimamente ligados. Muitas vezes só conseguimos saborear algo se a percepção dos aromas está intacta. Já observou que durante um resfriado a comida fica sem gosto?", comenta a nutricionista Hellen Fernandes. "Outro exemplo é que antes saborearmos a comida sempre sentimos o aroma: se este estiver agradável ao nosso olfato comemos com muito prazer, caso contrário nem provamos", completa.

Mas Dra. Hellen alerta que primeiramente as pessoas devem verificar a procedência do fabricante, para saber qual a composição do produto. "Este produto pode disfarçar a vontade de comer guloseimas, mas em contrapartida fornece algum nutriente a este indivíduo? As pessoas devem ter cuidado com a questão psicológica também. Até que ponto pode aceitar este disfarce?"

Para a nutricionista, antes de qualquer coisa, devemos procurar um médico para sabermos qual o melhor método para o tratamento de redução de peso. "Devemos sempre duvidar de produtos ou métodos milagrosos. Qualquer auxílio deve acompanhar uma alimentação saudável e prática de atividade física, pois nenhuma medida ou produto funciona sem estar relacionado a hábitos de vida saudáveis."

Fonte: Entrevista da nutricionista Hellen Fernandes para o Portal Vila Mulher.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Xô, flacidez!


Um problema de meia idade que pode ser prevenido desde a fase jovem da mulher

 
Toda a mulher adora um ritual de beleza. São cremes hidratantes, anti-idade ou então preenchimento facial. Tudo isto, independente da idade, já que o intuito é sempre continuarem satisfeitas com a aparência e lindas. Segundo os especialistas, entre os 20 e 30 anos, a pele encontra-se bastante firme. “Grande quantidade das fibras, colágeno e elastina são produzidas, garantindo sustentação e firmeza da região.


A partir dos 30, a pele mostra os primeiros sinais de envelhecimento. Os mecanismos de defesa começam a falhar e os radicais livres começam a destruir as células. É nessa época em que a renovação celular fica mais lenta e as fibras de sustentação da pele dão uma envelhecida.

Mas os cuidados para evitar a flacidez facial, por exemplo, começam com medidas simples. “Este processo de envelhecimento da pele, é causado por diversos fatores, como exposição excessiva ao sol, principalmente das 10h às 15h, tabagismo, estresse emocional, doenças orgânicas, hábitos de vida pouco saudáveis, má alimentação, sono incorreto e abuso de substâncias líticas e ilícitas”, aponta Carlos Rodrigo Miranda, dermatologista e médico estético.

Tratamentos
O uso de cremes cosméticos comuns, como sabonetes ou cremes, apenas melhora o aspecto estético da pele, mas não são capazes de retardar ou melhorar a flacidez. A dica é visitar um dermatologista e fazer um tratamento de acordo com o seu problema, receitando ácidos específicos e, claro, recomendando o uso de protetor solar de fator adequado.

Em casos de flacidez avançada, Miranda indica procedimentos médicos como peelings químicos, preenchimentos de rugas e laser de carbono, que promove a remoção da pele foto-envelhecida. “Já nos casos muito avançados necessitam cirurgia plástica”, aponta.
 
Fonte: Entrevista do dermatologista da clínica ANOVA Estética, Dr. Carlos Rodrigo Miranda, para o Portal Armário Feminino.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

Qual o efeito do chocolate para a pele?

Saiba que aquela história de que comer chocolate demais dá espinha, não é verdade!
Um dos grandes mitos a respeito da alimentação é aquele que diz que os chocolates podem provocar espinhas. Porém, os especialistas afirmam que essa história não tem fundamento. Segundo o dermatologista e diretor da clínica ANOVA Estética, Dr. Carlos Rodrigo Miranda, não há comprovações de que o chocolate traga algum problema para pele, como a acne.
O dermatologista esclarece que a Acne (popularmente conhecida como cravos ou espinhas) é uma doença inflamatória da pele causada pelo aumento da produção de sebo e que os alimentos muito gordurosos aumentam essa produção, deixando a pele mais oleosa. Além disso, o surgimento da acne também pode estar ligado a questões hormonais e nesse caso não tem nenhuma relação com o chocolate.
Nesses casos, para tentar amenizar um estado de ansiedade ou tensão, muitas pessoas acabam consumindo uma grande quantidade de chocolate. Por isso, o resultado pode ser o aparecimento de cravos e espinhas, mas não pelo chocolate em si, e sim pela alteração hormonal dessa condição de estresse. “Alguns pacientes relatam uma piora da pele e até o aparecimento de acnes, após a ingestão exagerada de chocolate”, contou o dermatologista.
Além disso, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em flavonoides, uma substância natural que combate o envelhecimento das células. Quanto mais amargo for o chocolate, maior a concentração dessa substância benéfica à nossa saúde. “O chocolate ajuda ainda na prevenção e atenuação das rugas, proteção da pele ao sol, hidratação e manutenção do tom uniforme da pele”, acrescentou o especialista.
Já outros estudos ainda não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. “O chocolate contém ainda vitaminas e sais minerais, como o ferro e o fósforo. Mas, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação, inclusive por pessoas saudáveis”, ressaltou o médico.
Dr. Carlos Rodrigo Miranda - Formado em Medicina pela UFMG, especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clinicas da UFMG, com curso de Medicina Estética pelo IUCAP Instituto Universitário Camargo Pedrosa. Diretor e dermatologista da clínica ANova.

Informações:
Clínica ANova Estética
Rua Nelson Soares de Faria, 459 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3482-1461