terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Saiba qual o tratamento estético indicado para cada tipo de ruga


Esses cuidados podem eliminar as rugas e melhorar o aspecto da pele

Além de envelhecimento, as rugas dão uma aparência de cansaço e, em alguns casos, até um aspecto doente. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que existem diferenças entre os tipos de rugas e tratamentos específicos indicados para cada uma delas.
O dermatologista Carlos Rodrigo Miranda explica que as rugas de expressão ou de movimento são formadas pela contração dos músculos da face, como os “pés de galinha”. Já as estáticas estão relacionadas ao envelhecimento da pele e são causadas pela exposição prolongada ao sol, stress, má alimentação, abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas, sendo a mais famosa, o conhecido “bigode chinês”.
Segundo o especialista, hoje é possível melhorar o aspecto estético da pele e, em alguns casos, até eliminar as marcas. “Para as rugas de expressão é indicada a aplicação do Botox. É um método rápido e seguro, causando apenas um incômodo nos locais de aplicação e que paralisa a musculatura local”, esclarece.
 Para as rugas estáticas, o dermatologista indica como tratamento os “peelings químicos” e o “laser de CO2”. “O peeling é realizado em uma ou mais sessões, provocando a descamação da pele. O Laser de CO2 é um mecanismo moderno, que retira a pele envelhecida e provoca o aparecimento de uma nova pele”, explica.
De acordo com o médico, a duração dos tratamentos varia segundo cada procedimento. “A aplicação do Botox pode ser realizada a cada seis meses. Os peelings químicos mensalmente até obter o resultado desejado e depois quando houver necessidade. Já o Laser de CO2 é realizado a cada 45 ou 60 dias, com duas ou mais sessões, dependendo do aparelho utilizado, da quantidade de energia dispensada e do número de aplicações durante as sessões na pele”.
Mas, o dermatologista alerta que os tratamentos são contraindicados em alguns casos, principalmente para os pacientes com incapacidade de compreender os métodos utilizados, com doenças psiquiátricas ou expectativas irreais. “Além disso, pacientes hipertensos, diabéticos, com doenças neuromusculares, em casos de gravidez ou alergia a albumina, não podem realizar os tratamentos”, ressaltou o especialista.
Por último, ele ressalta a importância de buscar uma orientação profissional especializada e de seguir todos os cuidados após os tratamentos, principalmente o de evitar a exposição ao sol por 30 dias. 
Dr. Carlos Rodrigo Miranda - Formado em Medicina pela UFMG, especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clinicas da UFMG, com curso de Medicina Estética pelo IUCAP Instituto Universitário Camargo Pedrosa. Diretor e dermatologista da clínica A Nova Estética, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica A Nova Estética
Rua Nelson Soares de Faria, 459 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3482-1461

Academia gratuita

Confira a entrevista do fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio André Ribas, para a TV Câmara, sobre os benefícios e os cuidados que devem ser tomados ao praticar exercícios em academias ao ar livre.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sobras no cardápio e os cuidados na manipulação

Nutricionista Hellen Fernandes lembra que os cuidados com a higiene são essenciais

Na hora de reaproveitar alimentos, deve-se levar em conta como eles são manuseados e armazenados

       Em várias mesas brasileiras, muitas vezes o jantar é inventado a partir do que sobrou do almoço, que também leva um ou outro ingrediente que não foi consumido nas refeições do dia anterior. No entanto, quem costuma reaproveitar os alimentos já preparados precisa ficar atento à manipulação para não colocar a saúde em risco. Quanto mais as sobras forem ao fogão e voltarem à geladeira, maiores são as chances de uma intoxicação alimentar.

      Tudo depende, segundo a nutricionista Hellen Fernandes, de como os alimentos são manuseados e armazenados, pois a deterioração está diretamente ligada à presença de bactérias e à temperatura de que elas precisam para se multiplicarem. “Quando você faz o primeiro preparo, já põe as mãos na comida, armazena em vasilhames que talvez não estejam tão limpos, e às vezes a temperatura ideal de cozimento para eliminar micro-organismos nocivos não é atingida. Se houver o reaproveitamento e o segundo preparo, consequentemente o alimento já estará exposto a tudo isso novamente”, alerta a especialista.

       Além de cuidados com a higiene na hora de manipular as refeições, como usar talheres, vasilhas e panelas muito bem lavadas e secas, é fundamental que se evite falar e respirar sobre os alimentos, tanto crus quanto em processo de cozimento ou prontos. “Esses cuidados precisam ser tomados no primeiro preparo e principalmente nos seguintes, porque no reaproveitamento os alimentos já estão mais vulneráveis a qualquer tipo de contaminação”, afirma.

      O armazenamento das sobras também conta muito para a comida durar mais e não fazer mal à saúde. A nutricionista recomenda a separação das sobras de acordo com os tipos de preparo, e tudo em vasilhas de vidro ou plástico, mantidas sob refrigeração. “Arroz, feijão, carnes e legumes refogados devem ser guardados separadamente. Também devem ser reaquecidos individualmente, de preferência”, acrescenta Hellen.

      Há muitos anos, e mesmo sem saber das recomendações, a aposentada Maria Célia Eugênio de Souza, de 61, guarda os alimentos separadamente na geladeira de casa. Como ela tem quem cozinhe para a família duas vezes por semana, geralmente o almoço dos dias seguintes à ida da diarista é feito com o reaproveitamento das sobras. “Gosto de consumir até no máximo o dia seguinte. Se passar disso, descartamos para não arriscar”, afirma Maria Célia. Ela disse que a única coisa que não aproveita é a salada do dia.

      A nutricionista lembra que essa é a atitude correta, já que saladas cruas, principalmente folhosas, e frituras não devem ser armazenadas para consumo posterior. “O ideal é que a salada seja do dia. Portanto, compre ou prepare apenas a quantidade que for comer, porque folhosos e temperados crus deterioram muito rápido. No caso das frituras, como são alimentos muito gordurosos, acontece o processo de rancificação, que é a formação daquelas placas brancas ou amarelas, que fazem muito mal à saúde”, destaca.

      Como o ideal é consumir refogados, cozidos e grelhados em até 48 horas, Hellen aconselha colocar em ação o sentido do olfato e do paladar antes de usar as sobras. “Cheire e prove os alimentos antes de aquecer. Se for percebida qualquer alteração nas características normais, o alimento tem que ir direto para o lixo”, alerta.
Isso também vale para os industrializados que estão próximos da data de vencimento.

      De acordo com a nutricionista, não há problema em consumir os produtos até o dia indicado na embalagem. Entretanto, como às vezes as condições de armazenamento não são seguidas conforme a recomendação do fabricante, é válido sentir o cheiro e o gosto dos alimentos antes de ingerir. “Após a data do vencimento, não há alternativa. É preciso descartar”, atesta a especialista.

Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Hellen Fernandes para o Jornal Hoje em Dia.

Lindos, brilhantes e sedosos

Hidratação, banhos com produtos especiais, boa alimentação: tudo para seu pet esbanjar pelos de dar inveja
 
         Da mesma forma que queremos nossos cabelos sempre lindos e hidratados, ao bichanos também merecem que seus pelos sejam bem cuidados. Quem nunca sentiu aquele cheirinho de banho e não achou delicioso ficar perto do cãozinho? Até mesmo o gato, difícil de dar banho, fica com um perfume agradável desfilando pela casa.

        Antigamente, bastava uma mangueira, sabão de coco e alguma disposição para dar banho no cachorro. Mas hoje em dia tem de tudo: xampus específicos para cada tipo de pelo, hidratação, tonificação capital, alisamento e até tingimento dos pelos.

Livre, leve e solto

 
        A pelagem bonita do seu animal começa por uma alimentação saudável. “Alguns cães precisam receber suplemento diário de ômega 3 e ômega 6 em formas de pílulas ou xarope para ter uma pelagem saudável, somados à ração”, explica o veterinário e mestre em cirurgia Luiz Fernando Lucas Ferreira. Uma dica é, quando abrir o saco de ração, vedá-lo de maneira em que contato com o ar seja o menor possível, já que a comida contém ácidos graxos essenciais à alimentação que podem sofrer oxidação se ficar sem proteção.

       O pelo do seu pet é como o seu cabelo: oleosos, secos, os que embaraçam mais e necessitam tosa frequente. Caroline Duval Zago, do Peraltinhas Pet Shop, indica produtos hipoalergênicos, que previnem alergias e não agridem o organismo do bichinho. “Além disso, procurar aqueles que são dermatologicamente e oftalmologicamente testados”, orienta.

Cuidados

      É importante obedecer a uma periodicidade quando os produtos de higiene forem usados em casa e utilizá-los de acordo com as instruções.

       Segundo o veterinário, os banhos nos cães devem ser semanais, com direito a xampus neutros e um ótimo enxágue. “A utilização de cremes deve ser seguida de uma lavagem bem feita para não causar coceira ou dermatite”. Para os gatos, o mesmo procedimento, com o intervalo de 15 dias ou de um mês.

      Já lavar o pelo do animal com sabão de coco pode causar irritação na pele e deixar a penugem quebradiça, pois tem pH alcalino. Só pode ser usado para lavar as patas e a extremidade dos pelos que estão muito sujos de pó de asfalto ou graxa. Outro alerta é nunca comprar produtos sem o aval de um profissional antes. Com certeza o veterinário saberá prescrever o produto certo para o seu pet.

Fonte: Entrevista do veterinário da clínica Professor Israel Dr. Luiz Fernando Ferreira para o Portal Armário Feminino.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tem novidade no ar...

Cerca de 40% dos gatos e 60% dos cães sofrem de obesidade

Má alimentação, sedentarismo, castração e predisposição genética são os vilões do sobrepeso nos animais domésticos
A obesidade se tornou o problema de saúde mais frequente e preocupante entre cães e gatos de estimação. Os números são alarmantes, de acordo com médico veterinário da clínica Professor Israel, Dr. Luiz Fernando Ferreira, atualmente, cerca de 40% dos gatos e 60% dos cães são obesos.
Má alimentação, sedentarismo, castração e predisposição genética são os vilões do sobrepeso. Assim como nos humanos, a obesidade é um distúrbio grave em animais: sendo fator de risco para problemas respiratórios e cardiovasculares e ainda predisposição à dor nas articulações.
O especialista afirma que prevenir é sempre a melhor opção e indica, para manter o peso dos animais é necessária uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. “Muitos cães e gatos se alimentam de uma quantidade de ração acima do normal, além de consumirem pães, queijo, carne, pizza e outros alimentos fornecidos pelos donos que contribuem para uma má alimentação. Além disso, muitos não brincam e não passeiam”, completa.
Outro fator de causa da obesidade em animais é a esterilização, ou seja, a castração de cães e gatos, machos ou fêmeas. “Com a castração, os hormônios que atuam na inibição do apetite e que instigam a movimentação dos animais deixam de ser produzidos. Dessa forma, por causa da falta de exercícios e com o acúmulo de energia, esse fator torna-se a principal causa de obesidade nos animais domésticos”, explicou.
A recomendação nesse caso, é que se não houver interesse em reprodução, que os animais sejam castrados. “A castração traz benefícios, a questão do ganho de peso depende muito da alimentação. Já existe no mercado pet ração própria para cães e gatos castrados, que moram em apartamento ou que por algum motivo não podem se exercitar”, ressaltou.
Por último, deve-se considerar a predisposição genética dos animais. Cães de algumas raças, como Labrador, Golden Retriever, Collie, Cocker Spaniel, Beagle e Dachshund têm tendência a engordar. A maioria dos gatos obesos pertence às raças domésticas, especialmente aqueles que têm pelo curto. Para todos esses casos é preciso manter uma alimentação correta desde cedo.


Luiz Fernando Lucas Ferreira - Médico Veterinário e Mestre em Cirurgia pela Escola de Veterinária da UFMG. Atua nas áreas ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral. Laserterapia e fisioterapia na clínica veterinária Professor Israel.

Informações:

Rua Raul Pompéia, 54 - São Pedro -BH/MG
Tel.:(31)3281-5242

Conheça os melhores exercícios para praticar na gravidez

Veja os benefícios e os cuidados das modalidades para evitar complicações

          Gravidez não é motivo para deixar o sedentarismo se instalar. Pelo contrário, a prática de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios à gestante. Mexer o corpo melhora o preparo físico cardiopulmonar, diminui as dores e incômodos comuns à gestação, melhora o equilíbrio e até mesmo prepara a gestante para o parto e o pós-parto. Mas antes é necessário consultar o ginecologista para que ele diga se a atividade física está liberada, já que algumas condições como pressão alta e placenta baixa restringem a prática de exercícios. "Também é importante ressaltar que não importa o exercício que a gestante esteja fazendo, a frequência cardíaca nunca deve passar de 140bpm, para garantir a segurança dela e do bebê", explica o ortopedista Lucas Ribeiro, da maternidade São Luiz.

        A maioria dos equipamentos de ginástica fornece o monitor de batimentos cardíacos. Mas existem aparelhos que podem ser usados no pulso para medir a frequência cardíaca e garantir a segurança da gestante. A seguir, conheça os melhores exercícios para as futuras mamães.

Caminhada

       Esse é o ótimo começo para as futuras mamães. Segundo os especialistas, a caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e diminui o estresse. A fisioterapeuta Eliana Dumont, que atua na clinica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte, explica que a
caminhada pode ser feita com tranquilidade, mas respeitando certos limites. "A superfície deve ser regular, a frequência cardíaca deve estar dentro do recomendado e a temperatura ambiente deve estar abaixo de 38°C", explica a fisioterapeuta.

      Caso a caminhada seja na esteira, a gestante deve certificar-se de que a área das pisadas é larga o suficiente para que não haja desequilíbrio após o terceiro trimestre de gestação, quando a mulher precisa manter as pernas mais abertas para caminhar. A frequência e a duração da atividade vão depender da condição de cada gestante. Os benefícios já podem ser observados na caminhada feita três vezes por semana durante 40 minutos.

Fonte: Entrevista da fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio Eliana Dumont para o Portal Minha Vida.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval sem ressaca

Bons drinks de verdade

          Para amenizar o desconforto da bebedeira, falta de sono e má alimentação o Pampulha preparou, com o auxílio da nutricionista clínica e consultora da Galgani, Viviane Paixão, algumas sugestões de sucos e refeições que auxiliam no processo de desintoxicação do organismo e melhoram o mal estar. Segundo ela, o resultado é mais eficaz quando o cardápio é seguido antes, durante e depois da folia.

Sucos


Opção 1
3 rodelas média de Abacaxi (antioxidante e digestivo)
3 folhas de Hortelã
200 ml de Água de coco (reidrata e contém cálcio, sódio e magnésio)
2 lascas pequenas de Gengibre (modera o enjoo e é destoxicante)

Opção 2
Acerola e kiwi (são ricos em vitamina c, além de melhorarem o sabor)
Hortelã
1 lasca de gengibre
Água de coco

Entre as refeições

Para os intervalos entre as principais refeições a nutricionista indica o "mix antioxidante". Ele combate os radicais livres e evita náuseas, pois é rico em gorduras polisaturadas, ou de boa qualidade, que são ricas em proteínas e carboidratos, retardantes da metabolização do álcool no organismo.

2 damascos com 2 castanhas do pará
2 castanhas de caju com 1 colher de sobremessa de uva passa
2 undiades de ameixa seca com 2 nozes
80g de Fruta desidratada (manga, abacaxi, banana)

Café da manhã

A primeira refeição do dia é a mais importante, pois o corpo humano gasta muitas calorias durante o sono. Por isso é importante se alimentar bem no café da manhã, ingerindo principalmente cereais com fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino.

Opção 1
1 xícara de Chá verde (antioxidante)
Mamão com granola e mel
Pão integral com patê (rico em fibras)
Melão.

Opção 2
200 ml de suco de uva integral
3 unidades de torradas
Manteiga ou azeite
Maça com canela

Almoço

Opção 1
Arroz integral e feijão
Salada de agrião, rúcula, cenoura, beterraba, tofu, temperada com limão e azeite
Salmão grelhado ao molho de ervas finas
Repolho refogado

Opção 2
Salada de beterraba ralada crua, abóbora, crótons, grão de bico com tempero de iogurte
Arroz integral
Vagem refogada
Frango com ervas frescas

Jantar

A nutricionista sugere para o jantar sopas e canjas, por serem mais leves e ricas em vitaminas e minerais. As pessoas focam muito no carboidrato para obter energia e esquecem das vitaminas e minerais, que, segundo ela, são essenciais na metabolização do próprio carboidrato e também da proteína e gordura.

Sopa de Tomate e Cenoura
1 xícara de chá de suco de tomate
1 cebola média picada
2 cenouras picadas
Sal verde
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de noz-moscada

Modo de preparo: Coloque em uma panela o suco de tomate. Acrescente as cenouras, a cebola, o caldo de carne, o orégano, a noz moscada e o adoçante. Deixe ferver, mexendo sempre, tampe e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.

Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão para o Jornal Pampulha.

Ressaca de Carnaval

       Muita gente aproveita esta época de folia para curtir o feriado prolongado tomando uma cerveja gelada. Mas abusar das bebidas alcoólicas causa a famosa ressaca, que pode atrapalhar seus dias de festa e curtição. Por isso, tome alguns cuidados e evite os sintomas desagradáveis do excesso de bebidas.

      "A ressaca é associada à intoxicação aguda por álcool e inicia-se cerca de seis a oito horas após o consumo ou após a eliminação total do álcool do organismo. É caracterizada por efeitos físicos e mentais adversos, tais como dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrointestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade, e irritabilidade. Mas há uma variação muito grande desses sintomas, de pessoa para pessoa", explica Hellen Fernandes, nutricionista clínica e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, em Belo Horizonte (MG).

       Não descuidar da alimentação e da hidratação ajudam no combate à ressaca."É possível evitar a ressaca, desde que a pessoa não beba em excesso. Além disso, mantenha uma alimentação saudável e uma boa hidratação. Nestes dias de carnaval, é comum a pessoa não se alimentar direito, nem se hidratar corretamente. A cerveja aumenta a produção de urina e a pessoa sua mais devido ao calor, fatores que causam a desidratação e pioram os sintomas da ressaca", adverte Helena Thomopoulos Moss, nutricionista do Hospital Cetus, de Betim (MG).

       "O carnaval é um período em que as pessoas procuram se divertir mais e a bebida muitas vezes é uma aliada. O problema é que o corpo não é preparado para esses excessos e aí vem a ressaca", afirma Natália Siqueira, farmacêutica da Drogaria Rosário. "Para evitar ou pelo menos diminuir a ressaca, a pessoa precisa se alimentar bem durante o dia. Invista em peixe, frango e saladas, mas evite carne vermelha. Além disso, hidrate-se bastante", recomenda Gabriela Maia, nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos.

        Os alimentos e as bebidas podem evitar ou curar a ressaca."Eles provocam uma recuperação mais rápida e reequilibram o organismo, repondo nutrientes e água perdidos após o excesso de consumo de álcool. A água de coco é uma das melhores alternativas no combate à ressaca. Ela repõe os sais minerais e o açúcar perdidos pela urina e pelo suor,além de hidratar o organismo", comenta Hellen.


Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Hellen Fernandes para o Portal BBel.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval com a cor do verão


Vale tudo por uma pele bronzeada?

        A proximidade do carnaval levanta uma tendência entre os brasileiros, que é a busca por métodos de bronzeamento do corpo. Ter a pele dourada está entre os maiores desejos, principalmente das mulheres, que recorrem cada vez mais às clínicas de estética nesse período.

        Segundo o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, essa é uma tendência também nas férias de verão, em virtude da cultura que valoriza o lado exótico desse tom na pele. "Muitos acreditam que pele bronzeada é algo 'sexy', acreditando que podem agradar ou ser mais interessante e fisicamente mais atraente", observa.

Bronzeamento e saúde

        Segundo o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, as pessoas têm se mostrado mais informadas sobre o que é e o que não é recomendado quando o assunto é bronzeamento, muito embora esse seja um processo de longo prazo na sociedade. "O brasileiro ainda associa, muitas vezes, atividades de lazer, entretenimento, férias, clubes, viagens, churrascos e atividades físicas com exposição ao sol. Isto sem falar que o nosso país tem grande incidência da radiação ultravioleta do sol, por ser um país tropical", explica.

     Se, por um lado, as pessoas estão em dia sobre os métodos de bronzeamento adequados, de outro não estão tão conscientes a respeito dos riscos da exposição prolongada ao sol, além da capacidade de envelhecimento da pele e do perigo do câncer de pele. "A curto prazo, de um a três dias de exposição, a pele cria uma camada de pigmentação para se proteger da agressão da luz solar", caracteriza o dermatologista. A longo prazo, no entanto, a exposição provoca "envelhecimento da pele, configurando um paradoxo. Ou seja, por desconhecimento, as pessoas acham bonita a defesa da pele contra uma agressão", acrescenta.

       Uma boa notícia é a ação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, desde novembro de 2009, proibiu as câmaras de bronzeamento artificial no Brasil. A medida foi adotada a partir de estudos que comprovaram, por exemplo, problemas de saúde relacionados ao uso do equipamento e já é seguida por esteticistas e pelos próprios interessados em deixar o corpo com a dita "cor do verão".

Dicas

        Para manter a saúde da pele é fundamental, de acordo com o dermatologista, evitar exposições prolongadas à luz solar, principalmente das 10h às 15h. Usar protetor solar com fator de proteção (FPS) superior ou igual a 30, cerca de 15 minutos antes de ir ao sol, também é muito importante, entre outros cuidados. "As pessoas têm que entender que o bronzeado é um mecanismo de defesa da pele contra a agressão da radiação ultravioleta do sol. Além disso, não devem se esquecer que vivemos em um país livre, onde ninguém deve ser obrigado a seguir tendências há muito tempo demonstradas como danosas à saúde", afirma.


Fonte: Entrevista do dermatologista Dr. Carlos Rodrigo Miranda para o Canal Minas Saúde

Fique por dentro!

        Na próxima segunda-feira, dia 20, a nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão, dá dicas para os foliões de como manterem uma alimentação saudável durante o carnaval no jornal Notícias de Minas, pela Rede TV, às 19h30, não perca!

       E amanhã, o Jornal Pampulha traz várias receitas sugeridas pela nutricionista de sucos, vitaminas e pratos rápidos e práticos de serem feitos durante o carnaval para garantir a energia dos foliões. Confira no www.otempo.com.br/pampulha.

 
          Já a nutricionista Hellen Fernandes explica como currar a ressaca em entrevista para o Portal Bbel, acesse www.bbel.uol.com.br e fique pode dentro de todas as dicas.


          Na segunda Hellen fala sobre a data de validade dos alimentos e esclarece todas as dúvidas em relação ao prazo para consumo dos produtos depois de manipulados. Confira a entrevista completa no: www.hojeemdia.com.br.
 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cuidado com a postura!

         Cuidar da postura nas atividades de trabalho, de casa e no lazer é imprescindível para evitar dores nos músculos e lesões. O fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio Fernando Domingos, enfatiza a importância de se conhecer o próprio corpo e explica que a má postura pode causar desde dores musculares leves até problemas como artrose, hérnia de disco, alterações nas curvaturas da coluna entre outras conseuqências mais sérias.

Assista:
 

Em casa…
Sentado no sofá, deitado em uma cama, em pé na cozinha, lavando vasilhas ou sentado em uma mesa de computador, como você deve estar agora… Qual é a postura adequada em cada uma dessas situações?
O fisioterapeuta Fernando Domingos é quem dá as dicas.
Assista:
 

Em cima do salto…
E aí, mulherada? Gostam de salto alto? É lindo, não é mesmo? Mas o uso requer alguns cuidados.
Confira as dicas do fisioterapeuta Fernando Domingos:
 
 
Fonte: Participação do fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio Fernando Domingos, no programa Sempre Feliz, pela Rede Super.
 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Academia Sprint é o mais novo cliente da Letra


         

        A partir desse mês a Letra Comunicação e Marketing se tornou responsável pela conta da Academia Sprint, localizada no bairro Santa Inês, em Belo Horizonte. A agência irá cuidar das ações de comunicação interna, externa e mercadológica da empresa.
        
         Em menos de dois meses a Letra conquistou seu segundo cliente em 2012, atendendo nesse momento cinco empresas na área da saúde. Além disso, passa a oferecer  para a imprensa mais uma especialidade: a de educadores físicos. Dessa forma, a agência reforça sua atuação com foco na área da saúde.

Academia Sprint:

Av. Contagem, 2165 - 2° andar - Santa Inês/BH
Contatos: (31) 3485-3803 ou 3055-3803

Alimentação no Carnaval


A energia do samba no pé está na boa alimentação e no cuidado com a hidratação

A festa de Carnaval é caracterizada por muitos dias de folia, o que significa atividade física e suor em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas, alto gasto energético, longa exposição ao sol e poucas horas de sono. Para encarar essa maratona e aproveitar ao máximo, sem que o corpo fique exausto, é fundamental cuidar da alimentação e da hidratação, antes, durante e depois da folia.

Para a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão, antes de seguir o trio elétrico, os blocos de rua e encarar um sambódromo, temos que ter cuidados básicos com a nossa alimentação. Ela deve ser leve, evitando refeições muito gordurosas, com excesso de condimentos e exageros. Um dos segredos é adicionar à dieta alimentos integrais, que ajudam no funcionamento do intestino.

Entre os cuidados mais importantes para um bom Carnaval, alerta a nutricionista, está a hidratação. A falta de líquido no organismo é um dos principais problemas para o folião. Ela pode acompanhar a ressaca e a baixa de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. “Para compensar a falta de nutrientes e a perda de líquidos, é necessário praticar uma dieta equilibrada e responsável.”, reforça Viviane Paixão.

Deve-se ainda evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principal razão de muitos “fins de festa”, causando problemas como o coma alcoólico, hipoglicemia e outros. Esses excessos são o resultado de ressacas, caracterizada por sintomas como dores de cabeça, dificuldade de concentração, prostração, mau humor e irritabilidade. Além de desconforto na digestão dos alimentos, dores de estômago, vômitos, diarreias, entre outros sintomas.

Então, veja os passos indicados pela especialista para o Carnaval se tornar, realmente, uma festa:

1)    Consuma os “remédios naturais”: verduras, frutas e legumes.

2)    Muito líquido: água de coco (contém potássio) e sucos de frutas frescas, além de muita água, claro.

3)    Evite carne vermelha, queijos, molhos e frituras.

4)    Consuma refeições e lanches saudáveis e que contenham alimentos fontes de carboidratos (pães integrais, massas, batata, arroz integral, granola, aveia, milho, mandioca, etc).

5)    Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas.

6)    Sugestão de suco anti-ressaca:

Preparo: pique 1 maçã, ½ cenoura, 1 talo pequeno  de aipo e 1 folha de couve com talo, bata no liquidificador com suco de laranja e água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.


Viviane Paixão – Nutricionista especialista em nutrição clínica funcional. Atua como consultora da Galgani Farmácia de Manipulação.

Informações:
Galgani Farmácia de Manipulação
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 3241-7971

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cuidados com a Radiação Solar


Confira as dicas do dermatologista e diretor da clínica A Nova, Dr. Carlos Rodrigo Miranda, sobre os cuidados com a Radiação Solar, durante entrevista para a TV Câmara.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Alimentação saudável

Assista a participação da nutricionista Myrla Merlo no Brasil das Gerais, na última segunda-feira, dia 06/02, com dicas para uma alimentação saudável.

Parte 01

Parte 02

Parte 03

A importância de uma alimentação adequada para os atletas


Saiba como uma boa alimentação pode ajudar no desempenho do atleta profissional
   
No próximo dia 10 de fevereiro, comemora-se o Dia do Atleta Profissional, mas como deve ser alimentação de um esportista, para que se torne uma aliada e o ajude a alcançar seus objetivos?

Para a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação Hellen Fernandes, a nutrição exerce um papel vital no desempenho do exercício e treinamento do atleta. Portanto, sua alimentação deve ser individualizada, já que cada esportista possui gasto energético próprio, calculado de acordo com seu peso, estatura, idade e sexo. Para atletas além destas características, a modalidade, tempo, tipo e intensidade da atividade devem ser levados em consideração para a elaboração de um plano alimentar”, completa.

Mas, segundo a especialista, algumas recomendações gerais devem ser seguidas por todos os atletas, como manter uma hidratação adequada, ingerir carboidratos, frutas, verduras, hortaliças, leguminosas, frutos secos, azeite de oliva, vitaminas A, E, B1, B2, B12 e minerais, além do consumo prioritário de alimentos integrais e pequenos lanches.

Dessa forma, o atleta conseguirá manter a manutenção do desempenho durante os treinos e competições. “Assim, é possível equilibrar as necessidades energéticas (glicogênio hepático) na prevenção da fadiga muscular. Inibir a ação de radicais livres produzidos durante a prática das atividades e permitir uma recuperação mais rápida e adequada, evitando situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras”, esclarece.

Uma boa alimentação antes de qualquer atividade e a recuperação após o exercício é um desafio para o atleta. Por isso, Hellen alerta que ao iniciar ou terminar as atividades sem estar preparado nutricionalmente, pode ocorrer a falta de importantes nutrientes relacionados ao metabolismo energético e reparação tecidual. Além de prejudicar o sistema antioxidante, a resposta imunológica, gerar uma desidratação e até lesões na musculatura.
 

O uso de suplementos alimentares também ajuda no metabolismo energético e melhora da performance física dos atletas, desde que não apresentem ação terapêutica ou tóxica. Contudo, a prescrição deve ser previamente avaliada pelo nutricionista ou médico, levando-se em consideração o objetivo deste atleta, modalidade, duração e intensidade da atividade. “A alimentação continua é sempre primordial, pois oferece todas as necessidades nutricionais de um indivíduo visando a manutenção e o reparo nos processos fisiológicos”, disse Fernandes.


Hellen Fernandes – Nutricionista clínica graduada pelo UNI-BH. Atua como consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, em Belo Horizonte.
 


Informações:

Galgani Farmácia de Manipulação
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 3241-7971
www.galgani.com.br

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Projetos de Lei em prol da saúde dos animais


Entrevista do Prof. Homem Israel Ferreira, da clínica veterinária Professor Israel, para a TV Câmara, hoje, sobre os cuidados com os animais.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Limpeza de pele ajuda a retardar o envelhecimento



Indicado para homens e mulheres, o tratamento pode ser feito no rosto, colo e costas.

Todos os dias nossa pele sofre com a exposição ao sol, poluição, poeira e vento. Assim, ela vai aos poucos perdendo o viço natural e mostrando traços de envelhecimento precoce. De acordo com a farmacêutica e esteticista Érika Miranda, para que a pele possa estar sempre bonita e bem tratada, um dos cuidados básicos para o rosto, colo ou costas é a limpeza de pele.

Ela explica que o procedimento é realizado em etapas, sendo elas: a higienização, tonificação, esfoliação, desincrustação, aplicação de vapores especiais, extração dos cravos, máscaras e por último o uso do protetor solar. “Logo após o tratamento, o paciente percebe a pele limpa, clara e hidratada”, garante Érika.

Indicada para homens, mulheres e adolescentes com ou sem excesso de cravos e espinhas, a limpeza de pele deve ser realizada a cada 30 dias, sempre por um profissional. Lembrando que esse período pode variar de acordo com o tipo da pele. “Em casa, a remoção das impurezas faciais exige cuidados redobrados. Uma apertadinha a mais pode até provocar cicatrizes no rosto. Recomendo espremer apenas lesões superficiais, fáceis de retirar”, alerta.

Hoje já é possível realizar o procedimento sem sofrimentos, graças ao uso de cremes que facilitam a remoção dos cravos, mas a esteticista alerta que pode ocorrer um pequeno incômodo em áreas mais sensíveis, como por exemplo, nariz e testa. “Para manter todos esses cuidados é preciso realizar diariamente a higienização e usar o protetor solar de acordo com cada tipo de pele”, ressalta.


·         Érika Miranda – Graduada em Farmácia pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte. Especialista em estética pela UP Saúde e Beleza. Atua como esteticista na clínica A Nova.

Informações:

Clínica A Nova Estética
Rua Nelson Soares de Faria, 459 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3482-1461
www.anovaestetica.com.br