sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fernanda Seabra foi entrevistada no estúdio do MGTV 1° edição de hoje

A psicoterapeuta Fernanda Seabra, especialista em terapia familiar e assessorada da Letra Consultoria em Comunicação, foi convidada pela produção do MGTV 1° edição de hoje para falar sobre o relacionamento entre pais e filhos. Durante o bate-papo no estúdio ela abordou questões como regras, hierarquia, limites, quando dizer sim ou não e orientou os pais a respeito da formação de caráter dos filhos. Veja essa entrevista através do link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/especialista-fala-sobre-o-relacionamento-entre-pai-e-filho/1361010/

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PARCERIA ENTRE A ACALANTO E EMPRESAS

O Acalanto é um grupo de orientação às gestantes criado para facilitar, desmistificar e orientar as mães, pais e familiares. O curso é voltado para a humanização do cuidado, dosando crenças, mitos e realidades. Durante o curso os pais receberão esclarecimentos sobre parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, mudanças físicas e emocionais da mulher, nutrição da gestante, alimentação, desenvolvimento do bebê, entre outros.

Estamos buscando empresas que tenham como público gestantes para firmarmos parcerias. Vejam abaixo as formas de parcerias:

1) Oferecemos desconto de 10% no curso de Orientação às Gestantes para clientes das empresas parceiras em troca da divulgação do nosso trabalho para os clientes, através dos folders e listas de inscrições que deixamos e recolhemos periodicamente nos estabelecimentos.

2) Divulgação do trabalho das empresas que trabalham com esse público para as gestantes que participam do curso em troca de patrocíneos.

3) Desconto de 10% no valor do curso para as empresas, para que possam sortear ou oferecer para suas clientes e funcionárias uma bolsa no curso como forma de promoção.

Estamos abertos à outras propostas e negociação.

Contato: (31) 8868-9455 ou 9164-7575
www.acalanto.webs.com/ www.twitter.com/acalantobh

PREPARAÇÃO DA MULHER PARA A ESCOLHA DO PARTO

Especialista fala sobre a importância da escolha do parto e da preparação da mulher para esse momento


A cada dia ouço mais mulheres dizendo que tiveram que realizar cesariana porque não conseguiram ter seus filhos de parto normal. Os motivos são quase sempre os mesmos: não tinha passagem, o bebê era muito grande, não tive dilatação, tinha circular de cordão e etc. Aí fico pensando como é engraçado isso, já que as mulheres agora não conseguem mais ter seus filhos de parto natural? Será que antigamente era diferente? As mulheres não tinham esses problemas? Como é que o mundo é tão populoso assim se as mulheres não conseguiam parir antes da cesariana?

É claro que problemas tinham muitos e muitas mulheres infelizmente morreram durante o parto. A cesariana é uma excelente técnica médica cirúrgica para a intervenção nos casos de risco da mãe e do bebê. O único, porém nessa historia toda é que esses problemas levantados, não são problemas reais e não são causas para uma cesariana. Isso é afirmado é defendido inclusive pela Organização Mundial da Saúde.

Nos acostumamos com os procedimentos cirúrgicos e ainda mais com a cesariana. A encaramos como algo do dia a dia, quando deveria ser uma exceção. A cesariana tem muitos riscos, para a mãe e para o bebê, que na maioria das vezes não são nem mesmo mencionados às gestantes pelos médicos. Sem contar o pós-operatório que vai acontecer no momento em que a mãe mais será solicitada pelo seu novo bebê, no primeiro mês. A anestesia também apresenta riscos e efeitos colaterais para a gestante e para o bebê. Conhecer os riscos e efeitos colaterais e entender que a cesariana é um procedimento cirúrgico é muito importante para que a futura mãe possa tomar uma escolha consciente quanto à realização da cesárea.

Muitas mulheres não sabem nem como seria um parto normal, ou natural. Agora vamos pensar como poderia ser esse momento. Já pensou em um parto que permite que o bebê venha ao mundo no seu ritmo, na hora em que estiver pronto, um parto que estimula gradualmente o bebê para quando nascer estar com seu sistema sensorial acordado e pronto para usar seus pulmões, e quem sabe pensar em um parto que algumas horas depois a mulher está andando com seu bebê e pronta para comer um prato de macarrão. Podemos pensar também em um parto onde a dor é encarada como o seu bebê cada vez mais perto e que trará o momento de maior felicidade e prazer da vida da mulher. Uma dor que pode ser aliviada das mais diferentes formas, sem nenhum risco para mãe ou bebê. Podemos ir mais longe e pensar em um parto que estimula uma quantidade de hormônios adequados no corpo da mulher que vão ajudar na expulsão da placenta, na amamentação do bebê e na formação do vinculo mãe e filho. E quem sabe um parto cercado de amor e carinho, onde estarão presentes as pessoas mais importantes da vida da mulher e do bebê? E ainda que durante o parto a mulher possa escolher a posição que quer ficar, como se sente confortável e fazer força quando tem vontade. Esse parto existe, é o parto natural!

Para que ele aconteça, o mais importante é que a mulher faça essa escolha. Consciente e bem informada, para poder saber como vai se sentir mais segura, quem estará ao seu lado e onde esse parto vai acontecer. Para isso precisa selecionar bem os médicos, enfermeiras obstetras e doulas que vão acompanhá-la nesse momento tão importante, mas a única pessoa que pode escolher o parto natural é a própria mulher. Por isso é necessário informar-se e preparar-se para esse momento durante a gravidez.

Serviços:

Luísa da Matta Machado Fernandes – Fonoaudióloga (CRFa 6630) e Doula, formada pelo GAMA. Experiência em orientação fonoaudiológica à gestantes. Mestranda em Saúde Pública pela UFMG e especializanda em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro.

Contato: (31) 8868-9455 ou 9164-7575
www.acalanto.webs.com/www.twitter.com/acalantobh
acalantocursosbh@gmail.com

Especialista defende a amamentação como forma de aumentar o vínculo entre mãe e filho

Especialista defende a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê e construção do vínculo entre mãe e filho


Você já pensou em como vai ser a amamentação do seu filho? E você que vai ser pai, já pensou como vai ajudar a sua esposa na amamentação? Com certeza muitas pessoas já deram varias opiniões sobre o assunto. A mãe, a sogra, a irmã, a tia, a amiga e por aí vai...

Vocês já devem ter ouvido coisas como do tipo: “amamentar é maravilhoso; não tive paciência; comprei logo uma mamadeira (ou até já ganhou a mamadeira de presente); NAM é melhor e sustenta mais; você não vai mais dormir; o seu peito vai ficar caído se você ficar amamentando muito tempo; não o acostuma no peito não; não o deixa dormir no peito não; não deixa mamar a hora que quiser não; marca um horário; e assim por diante. Dicas, conselhos, ajuda, experiências... boas e ruins.... mas como saber o que é melhor para você, sua família e seu bebê?!

O único jeito é a mãe estar bem informada e se preparar durante a gestação para esse momento tão especial da amamentação. É muito importante ter a certeza de que a mulher é capaz de amamentar e que o seu leite é sempre o melhor para o seu filho. A amamentação deve ser exclusiva pelos seis primeiros meses e depois continuar pelo menos até os dois anos, com a introdução dos alimentos. É claro que cada caso tem sua particularidade, como mães que precisam voltar ao trabalho depois da licença maternidade de apenas quatro meses. Assim é importante discutir as possibilidades dentro da realidade de cada família.

Os pais podem sim ajudar e muito! Estar com a mãe, lembrar de oferecer água e mantê-la em uma posição confortável para o tempo da mamada.

Para o bebê o importante é mamar quando estiver com fome ou sede, e mamar o leite no mesmo seio até o final. Afinal, ninguém gosta de ficar com fome só porque o horário da comida não chegou. Aos poucos cada criança vai entrando no seu ritmo. Sugar no seio da mãe promove um crescimento adequado dos ossos, dos músculos e a respiração nasal é um momento muito importante de percepção dos limites do seu próprio corpo.

É durante a amamentação que o bebê e a mãe tem seu momento mais especial, a troca de carinho, amor, calor e cumplicidade, a pele sendo tocada, os olhos se encontrando. É aí que vai surgir um vínculo fundamental para toda a vida da mãe e da criança.

Amamentar é muito importante pra toda família. Mas, não é algo tão fácil e simples. A mulher hoje encontra várias dificuldades para poder estar tranqüila neste momento e fazer com que este seja prazeroso. É por isso e muito mais que a mulher deve buscar informações e se preparar durante a gravidez, para poder estar imponderada, tomando as melhores decisões para a sua família.

Serviços:

Luísa da Matta Machado Fernandes – Fonoaudióloga (CRFa 6630) e Doula, formada pelo GAMA. Experiência em orientação fonoaudiológica à gestantes. Mestranda em Saúde Pública pela UFMG e especializanda em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro.

Contato: (31) 9164-7575
www.acalanto.webs.com/www.twitter.com/acalantobh
acalantocursosbh@gmail.com

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FERNANDA SEABRA CONCEDE ENTREVISTA PARA A REDE TV

A psicoterapeuta Fernanda Seabra, assessorada da Letra Consultoria em Comunicação, foi fonte do Jornal Notícias de Minas, pela Rede TV, na última quarta-feira, dia 06/10. Durante a entrevista ela falou sobre educação dos filhos e abordadou alguns temas como:  filhos e consumo, era digital, limites, hierarquia familiar entre outros. Fernanda foi entrevistada pelo repórter Wagner Vidal, que conduziu a entrevista com muita seriedade e atenção.